Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




A Estrela Dalva17/03/2015

Colaboradora se despede dos colegas após 41 anos de trabalho no Senai

clique para ampliarclique para
                                          ampliarDalva (à direita) foi homenageada pelos colegas do Senai

Algumas homenagens marcaram a despedida da colaboradora Dalva Cristina da Silva. Ela integrou a equipe do Senai por 41 anos, contribuindo com a história da instituição por sua dedicação e pelo trabalho realizado.

“Depois de tantos anos de empresa, de tantos amigos e de tantas histórias vividas, chegou a hora de curtir um pouco a vida”, disse ela.

A despedida foi em tom emocionado, pelo depoimento de colegas e amigos que fez ao longo dos anos. Os elogios não foram poupados. “Dalva, como o significado do nome, foi como a estrela que é a primeira a despontar no céu. Para mim, foi uma das pessoas que primeiro brilhou em meu destino senaiano”, afirmou o gerente de Operações, Jorge Jacon. Segundo ele, a colaboradora teve grande influência em sua decisão de participar do processo que o selecionou para o time. “Ela era amiga da minha irmã, que também era funcionária da entidade na época da minha entrada no Senai. O que elas contavam sobre a instituição e sobre o trabalho, me fazia ter vontade de estar entre os colaboradores”.

Formada em Pedagogia, com especialização na área de Computação Gráfica, Dalva trabalhou nos últimos anos com a diagramação e tratamento de imagens de apostilas dos cursos do Senai, além do controle de fluxo de processos, fazendo parte da gerência de Educação Profissional e Tecnológica do Senai.

Ela lembra do início de carreira com bom humor. “Candidatei-me para a vaga de telefonista e quando cheguei para fazer o teste, havia mais três vagas para auxiliar de escritório. Então, resolvi fazer os dois testes e devido ao nervosismo da situação, cai na escada. Depois disso, não conseguia datilografar na máquina, porque meus dedos tremiam e ficavam no meio das teclas”, contou.

Após o processo seletivo, Dalva foi contratada como telefonista, mas ficou nesta função por algumas semanas, passando para a central de treinamento. “Fiquei na área por uns dez anos, indo posteriormente para o setor de pessoal,  onde trabalhei com portarias e recolhimentos. Depois disso, estive no DR, secretariando o diretor regional e o diretor regional adjunto. Finalmente, migrei para a área das Artes Gráficas, trabalhando com as apostilas do Senai”, explicou.

Dalva acredita que ser honesta, autêntica, responsável, fazer amigos e ser companheira foram valores importantes e necessários para seu ambiente de trabalho. “Sempre tive prazer em acordar cedo para vir para o Senai, sempre tive motivação para recomeçar. Aqui fiz muitos amigos, aqui tive as melhores lembranças da minha vida, tive amores, tive afeto. Sempre tive orgulho de dizer que fui uma das primeiras mulheres da casa. Aqui fui feliz!”

No último dia de trabalho, sexta-feira (13), Dalva recebeu os abraços e o carinho dos colegas, mas deixou o seu recado. Enviou uma mensagem por e-mail a todos os colaboradores com quem conviveu, destacando que parar não foi uma decisão fácil: “Decidi curtir minha aposentadoria e estou encerrando minhas atividades no Senai nesta semana. Confesso a vocês que essa decisão não foi fácil,  porque aqui fiz muitos amigos e construí uma história de 41 anos.

Só tenho a agradecer por tudo que passei aqui e por todas as histórias compartilhadas. O calor humano com certeza fará falta, mas levo comigo as boas lembranças de cada momento aqui vivido”.

Dalva ainda transcreve no texto um poema de Fernando Pessoa que, de acordo com ela, demonstra o sentimento em relação ao momento: “Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já têm a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos”.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.