O Brasil passa atualmente por um grave problema educacional, que tem consequências diretas na economia do país. Segundo o Instituto de Pesquisa Aplicada (IPEA), somente 18% dos trabalhadores que buscam emprego possuem algum tipo de qualificação nas áreas das Ciências e Tecnologias. Diante deste cenário, instituições estão procurando implantar nas escolas projetos de educação STEM - Science, Tecnology, Engineering and Mathematics – que objetivam incentivar o interesse dos alunos, em uma idade precoce, a assuntos relacionados ao desenvolvimento de inovações tecnológicas. “A inclusão social relacionada à difusão ampla dos conhecimentos científicos e tecnológicos compreende atingir não só as populações pobres, mas também outras parcelas da população que se encontram excluídas no que se refere a um conhecimento científico e tecnológico básico”, diz Grace Chiara Schmidt, coordenadora do Centro Internacional de Formação de Atores Locais para América Latina – CIFAL, em Curitiba.
Para debater este tema, o CIFAL trouxe para a capital paranaense no último dia 24, o Representante do Continente Americano da Federação Internacional das Associações dos inventores - IFIA – e Presidente da Associação Brasil Internacional dos Inventores, Cientistas e Empreendedores Inovadores - ABIPIR, Marcelo Vivacqua, e o Coordenador do Programa Cidadania dos Adolescentes do UNICEF no Brasil, Mario Volpi. Os dois ministraram a palestra “Tecnologia e Inovação: oportunidades de empregabilidade para os jovens”.
A ação faz parte do projeto que o CIFAL vem desenvolvendo no Paraná, com o objetivo de promover o debate relacionado às questões de educação básica de qualidade como ferramenta na promoção da formação de cidadãos preparados para o mundo do trabalho. O projeto, que teve início em 2014, realizou este ano parcerias com o Colégio Sesi e o programa Inova Talentos IEL, realizando mais de 22 palestras no Estado, para aproximadamente 2000 alunos, com o intuito de despertar a curiosidade e o interesse de jovens e adolescentes pelas áreas da ciência e tecnologia.
A STEM Brasil existe para inspirar, engajar e fornecer apoio a professores de ciências e matemática de escolas públicas.
A missão do programa é melhorar drasticamente os padrões de ensino de assuntos relacionados a STEM, para que os alunos
desfavorecidos terminem o ensino médio, freqüentem a faculdade e prossigam os campos de ciência e engenharia economicamente
crÃticos.
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