Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




20/04/2015 - Atualizado em 22/04/2015

Autoconhecimento é a chave para o sucesso dos líderes, afirma especialista

Elizabeth Sinnott, professora do curso de Desenvolvimento de Liderança do IEL, revela que a característica ajuda o líder na gestão da equipe

Liderar uma equipe não é tarefa fácil. Profissionais que estão em posição de gestão são desafiados todos os dias para manter pessoas motivadas, conseguir resultados para as organizações e, ao mesmo tempo, devem se manter firme nos próprios objetivos. Uma das características fundamentais para o sucesso dos líderes, segundo a professora do curso de Desenvolvimento de Liderança do IEL no Paraná, Elizabeth Sinnott, é o autoconhecimento. “O processo de autoconhecimento é fundamental para que o líder identifique as suas forças e fraquezas e as desenvolva. Com isso, ele terá mais facilidade em identificar os talentos da sua equipe e favorecer o desenvolvimento dos envolvidos”, destacou.

Para a especialista, o autoconhecimento também facilita o processo de feedback e comunicação. “Quando nos conhecemos, sabemos o que temos de muito bom e, também sabemos o que precisamos desenvolver. Com isso, o líder não é pego de surpresa quando alguém faz uma critica ou mesmo dá retorno através do processo de feedback”, disse. Quando o líder se conhece, a dificuldade de ouvir abertamente a opinião de seus colaboradores diminui e proporciona uma comunicação mais efetiva e enriquecedora para líderes e liderados. “O líder não se coloca mais em uma posição de defesa, mas sim, tem mais possibilidades de perceber o outro, de criar uma relação empática, de ser um facilitador do desenvolvimento de si mesmo e do liderado”, complementa.

Além do feedback, outras ações, como o feedforward podem ajudar no desenvolvimento das equipes. “É mais uma ferramenta que ajuda a ter um olhar para o futuro e que otimiza o potencial dos liderados, ou seja, foca no desenvolvimento deles. O feedback sinaliza necessidades e o reorienta. Outros métodos como ocoaching também tem foco no futuro e são importantes”, acrescentou.

Elizabeth lembra que cada equipe e profissional são diferentes e devem ser guiadas de formas diferentes. “Não tem como o líder ter um mesmo estilo com todos os seus liderados. Podemos comparar isso com a vida pessoal. Não são todas as pessoas que gostam de determinadas coisas. Assim o líder necessita de muita criatividade para criar formas diferentes de conduções com cada um da equipe, ter disponibilidade para perceber o perfil diferenciado e apoiar o desenvolvimento das pessoas”.

Para a gerente de marketing e relacionamento da Disal, Laila Sol, o autoconhecimento faz toda a diferença na rotina de um líder e de sua equipe. “Tenho pessoas mais velhas e mais novas em minha gestão e o autoconhecimento possibilita que eu me coloque no lugar do outro, em outras realidades, tenha mais segurança e conheça os meus próprios limites, ajudando as pessoas na busca de resultados”, disse. Para se conhecer melhor, Laila faz terapia e cursos de autodesenvolvimento e revela que mudou a sua forma do processo de feedback. “Hoje eu vou até a mesa dos colaboradores, tento conhecer o ambiente deles, os objetos pessoais que ele tem na mesa. É uma forma de se aproximar e quebrar a formalidade”.

Desenvolvimento de liderança
Para aprimorar o conhecimento de líderes e fomentar o desenvolvimento de habilidades e competências, o IEL no Paraná realiza nos próximos dias 24 e 25 de abril o curso de “Desenvolvimento de Liderança”, ministrado pela especialista no assunto, Elizabeth Sinnott. A capacitação terá um total de 12 horas e vai abordar a gestão de conflitos e de equipes, persuasão, gestão do clima organizacional e ética nas relações interpessoais.

Líderes de produção em indústrias também podem se inscrever em uma capacitação exclusiva criada pelo IEL-PR. Trata-se do “Programa de Gestão de Pessoas para Líderes de Produção”. O curso acontece entre os dias 15 de junho e 24 de agosto, com aulas nas segundas e quartas-feiras, no período noturno. Serão 84 horas, divididas em onze módulos, que abordam diversos assuntos, entre eles, o papel do supervisor, motivação, comunicação e feedback, desenvolvimento de pessoas e direito do trabalho. Mais informações no site www.faculdadedaindustriaiel.org.br ou telefone (41) 3271-7956.