Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




DICA DE SEGURANÇA E SAÚDE03/06/2016

Atividade física é o melhor remédio para as dores nas costas

Pequenas mudanças diárias podem ajudar a diminuir o risco de lesões
clique para ampliarclique para ampliar#FicaDica ;) 

Ao contrário do que se pode pensar, o sedentarismo está entre as principais causas das dores nas costas. Além dos benefícios cardiorrespiratórios, os exercícios físicos basicamente fortalecem a musculatura que sustenta a coluna. Músculos fracos ou encurtados causam desvios e lesões, ocasionando a dor.

Por incrível que pareça, a musculatura do tronco é a que mais sente o ficar sentado e uma das consequências é o encurtamento dos músculos do quadril e coxas. Quando a pessoa fica em pé, o músculo encurtado puxa a bacia pra frente. A coluna acompanha o movimento, aumentando sua curvatura para compensar, ocasionando a famosa e comum dor na lombar.

Portanto, para evitar as dores nas costas e até mesmo aliviar as já existentes, é importante trabalhar os músculos dorsais (região posterior do tórax e pescoço) para melhorar a postura; os abdominais, para estabilizá-la; e das pernas, evitando o encurtamento dos músculos. Para começar a abolir o sedentarismo, usar sempre a escada em vez de pegar o elevador é uma boa pedida.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.