Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




ViraVida21/10/2014

Alunos participam de evento sobre robótica livre

Seis alunos do projeto ViraVida, do Sesi, participaram na última semana do maior evento de software livre da América Latina, o Latinoware 2014. A 11ª edição da Conferência Latino-americana de Software Livre aconteceu em Foz do Iguaçu, entre os dias 14 e 17 de outubro e reuniu mais de 4 mil participantes do Brasil, Paraguai, México, Venezuela, Argentina e Peru. Durante o evento, jovens do ViraVida apresentaram oficinas sobre Robótica Livre para cerca de 480 pessoas. A ideia surgiu a partir de um desafio colocado pela própria Latinoware, ao Conselho Nacional do Sesi, para que os alunos do projeto pudessem interagir, de forma prática, com o evento.

Para realizar essa atividade, os alunos receberam uma capacitação e passaram por treinamentos.O objetivo era ajudar os participantes do evento a programar e montar robôs para cumprir o desafio, simulado, de resgatar pessoas e animais que vivem próximos da hidrelétrica de Itaipu, por causa de um potencial rompimento das comportas da usina. Para isso, os alunos tiveram que aprender a fundo a metodologia da Lego Education, programar e montar os robôs, além de cumprir a missão repetidas vezes.

Laura* foi uma das alunas que participou da conferência. Ela conta que a Laura instrutora é muito diferente daquela menina insegura de dois anos atrás. “Me sinto mais preparada para enfrentar os desafios. O ViraVida me ajudou a ser a pessoa que sou hoje, mais segura e desinibida”, comemora.

Além das oficinas, os alunos visitaram a Usina de Itaipu. Para Patrícia*, a experiência foi positiva. “Apesar de estar com medo, por conta do tamanho da usina, nunca pensei que teria a oportunidade de conhecer algo tão fantástico. Estou muito orgulhosa do que sou hoje e muito animada com o que serei amanhã”, refletiu a aluna do ViraVida Londrina.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.