Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Design para todos15/09/2015

Alunos do Senai inovam em mobiliário para pessoas com deficiência

Móveis que auxiliam nas atividades diárias de quem tem e quem não tem deficiência física estarão sendo expostos na Mostra Design para Todos, um dos eventos paralelos ao 6.º Congresso Nacional Moveleiro, que será realizado pelo Sistema Fiep no Campus da Indústria, nos dias 16 e 17 deste mês.

A Mostra Design para Todos apresentará três ambientes – closet, cozinha e home office – desenvolvidos por alunos do curso técnico em Design de Móveis do Senai no Paraná. Concebidos a partir do conceito de Design para Todos, os móveis trazem inovações que ajudam nas atividades diárias, principalmente de cadeirantes.

Móveis inclusivos

A designer e professora Cristiana Miranda explica que a realização da mostra de móveis inclusivos pretende chamar a atenção para um nicho de mercado não explorado pelo setor moveleiro. “Os móveis para pessoas com deficiência não são comerciais, são mais difíceis de fabricar e têm alto custo. Por isso, a ideia foi mostrar um mobiliário que atenda aos dois públicos e que tenha custo menor tanto para fabricação quanto em preço final ao consumidor”, diz.

Maristela Klein Sternadt, aluna que organizou a exposição, afirma que o desafio proposto pela professora Cristiana teve boa repercussão na turma, envolvendo no primeiro momento 10 alunos e, no desenvolvimento do projeto, 7. “É muito gratificante poder ajudar a resolver problemas, principalmente quando a solução vem de forma simples”.

Uso democratizado

Para desenvolver o projeto do mobiliário, os alunos de Design de Móveis buscaram informações em pesquisas relacionadas ao assunto. Descobriram que, em função do alto custo de móveis apropriados, pessoas com deficiência acabam adaptando os móveis convencionais para seu uso. “Percebemos que dessa dificuldade surgiam soluções muito legais, como uma penteadeira criada com sapateiras de tecido, por exemplo”, conta Maristela.

Mas se de um lado a adaptação pode trazer benefícios, de outro pode provocar situações de perigo, segundo a professora, se referindo a casos de acidentes apontados na pesquisa feita pelos alunos. “Criando móveis com o conceito “design para todos”, será possível democratizar o uso, de forma a abranger o maior número de pessoas”, assegura Cristiana.

Os móveis expostos nos ambientes da mostra serão posteriormente doados à Associação Paranaense de Assistência do Paraplégico (Apap).

A Mostra Design para Todos estará aberta à visitação das 8h às 18h durante os dias do Congresso Moveleiro. A entrada para o congresso é um livro de literatura, novo ou usado, que será doado à comunidade da Vila Torres.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.