Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Dia da Inclusão03/06/2014

Aluno do Senai dá depoimento sobre inclusão e fala da inserção no mercado de trabalho

Mário de Oliveira estudou Fabricação Mecânica na Faculdade de Tecnologia do Senai

Dia 30 de maio foi comemorado o Dia de Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência ou Beneficiários Reabilitados. Mário de Oliveira, aluno do Senai em Londrina, escreveu um depoimento sobre a necessidade de qualificação profissional para a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Veja o relato abaixo.

A história da reabilitação como campo de estudo e aplicação, data de 1917, quando o exército americano sentiu a necessidade de recuperar soldados feridos e retorná-los para o campo de batalha, isso durante a primeira guerra mundial. Naquela época, hospitais passaram a ter um departamento que prestava o chamado ‘Serviço de reconstrução física’, de onde nasceu a moderna fisioterapia reabilitativa. Porém, com a tecnologia disponível naquele tempo, pouco se podia fazer para reabilitar o paciente funcionalmente, e, menos ainda, socialmente. Um tratamento era considerado de sucesso quando se conseguia simplesmente manter o paciente vivo.

Passado quase um século do advento da medicina reabilitativa, os tratamentos, as técnicas e equipamentos evoluíram da simples capacidade de manter um paciente vivo, para uma visão mais abrangente, onde a pessoa com deficiência pode chegar a ter uma vida social normal, incluindo a sua inclusão no mercado de trabalho.

Hoje, com as tecnologias assistivas existentes, abrem-se muitas opções para a inserção do deficiente no mercado de trabalho. O que décadas atrás era impossível, hoje são totalmente factíveis, haja vista que o trabalho mudou de braçal para mais intelectual, abrindo ainda mais oportunidades. No entanto, para uma melhor colocação, exige-se maior foco na busca constante de conhecimento.

Foi com esse pensamento em mente, que hoje curso a graduação em Fabricação Mecânica na Faculdade de Tecnologia Senai em Londrina, onde em pouco tempo, tivemos a oportunidade de participar de competições de inovação como o Inova Senai e o Desafio Brasil de Inovação (2013). Com o apoio dos docentes, conseguimos participar em projetos muito interessantes na área de metal mecânica, conquistando o terceiro lugar na cidade de Curitiba.

Em minha opinião, essa busca por conhecimento e novas habilidades são fundamentais para boas colocações no mercado de trabalho, sendo obrigatório, principalmente para aqueles, que como eu, desejam trabalhar com inovação.

Mario de Oliveira, 39 anos, é estudante do Senai em Londrina

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.