Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




18/09/2017

A valorização da diversidade faz a diferença nas Faculdades da Indústria

Conheças nossas iniciativas para contribuir com o Pacto Universitário de Educação em Direitos Humanos


Promover uma cultura de respeito à diversidade e ao enfrentamento do preconceito é fundamental em todas as esferas da sociedade. Quando se fala do ambiente acadêmico, esse assunto se torna ainda mais importante, pois soma-se à necessidade de fomentar estudos e ações no que diz respeito à proteção e promoção dos direitos humanos.

Por esse motivo, desde maio, as Faculdades da Indústria do Sistema Fiep são signatárias do Pacto Universitário de Educação em Direitos Humanos, uma iniciativa do Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão.

As instituições de ensino superior signatárias do Pacto podem desenvolver atividades nos eixos de ensino, pesquisa, extensão, gestão e convivência. Nas Faculdades da Indústria, temos diversos projetos que atendem a essas áreas: no eixo de ensino, um exemplo é a nova metodologia ativa de aprendizagem, que promove a integração de todos os alunos. Outra iniciativa, dessa vez relacionada à pesquisa, é a parceria com a Fundação Araucária, por meio da qual pesquisamos, junto a instituições de ensino de São José dos Pinhais, Curitiba e região metropolitana, sobre os programas de tecnologia que promovem a inclusão de pessoas com deficiência.

No eixo da convivência, os ganhos também têm sido significativos. Promovemos um ambiente inclusivo e de respeito às diferenças, no qual alunos como o Jheison Justus, do curso de Gestão de Recursos Humanos e jovem aprendiz da unidade Boqueirão, foi inserido na faculdade pelo projeto Viravida. O Jheison é negro, reside em uma comunidade de baixa renda e ajuda financeiramente a família. Seu sonho é ser gestor de recursos humanos, realizar uma pós-graduação na área do Direito e trabalhar na inclusão de negros.

A comunidade também ganha com essas iniciativas, pois por meio de ações como o Projeto de Inclusão Digital e o Programa para Mulheres Empreendedoras, podemos capacitar milhares de pessoas em informática e empreendedorismo.

Para saber mais, acesse a página do Pacto.