Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




25/09/2017

A tecnologia a serviço da inclusão

App Indústria Acessível ajuda a preparar indústrias para receber PCDs

Segundo o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE - 2010), quase 24% da população brasileira é composta por pessoas que possuem algum tipo de deficiência. Boa parte desse número é formado por PCDs em idade economicamente ativa, ou seja, que podem trabalhar e produzir.

Disponibilizar trabalho para essas pessoas significa respeitar o princípio da igualdade perante à sociedade. Por isso, desde 2016, oferecemos aqui no Sistema Fiep, por meio do Sesi, uma consultoria com o objetivo de preparar as indústrias para receber esse público de forma adequada. E desde o início do ano, esse trabalho passou a ser muito mais ágil e eficaz com o lançamento do aplicativo Indústria Acessível.

Uma das fases da nossa consultoria, que hoje se utiliza do app, é o registro e a análise de todos os ambientes da indústria, como áreas comuns e postos de trabalho, visando identificar situações de conformidade, parcial conformidade ou não-conformidade. Assim, é possível orientar nossos clientes sobre como tornar os espaços mais inclusivos para receber diversos tipos de profissionais.

Desde que o aplicativo foi lançado, em fevereiro deste ano, já alcançamos uma redução de 50% no tempo de diagnóstico dos ambientes. Isso significa mais satisfação para nossos clientes e agilidade no processo de inclusão de PCDs.

Um de nossos clientes que experimentou a novidade foi a Klabin, empresa de papel e celulose do Paraná, que teve três unidades mapeadas. Para Danielly Machado, assistente social da Klabin, nossa consultoria foi fundamental. “O trabalho da consultoria é minucioso e o retorno foi bem importante. A partir do diagnóstico, montamos um comitê na unidade para discutir a fase de reestruturação de alguns espaços. Além de cumprir com a lei contratando pessoas com deficiência, é importante apostar em melhorias estruturais para garantir a qualidade de trabalho e a permanência desses profissionais”.

Dentro de casa também estamos nos preparando. Recentemente, iniciamos o mapeamento dos postos de trabalho de unidades de Curitiba e região metropolitana, e há um projeto para que o mesmo aconteça nas demais cidades. Transformar vidas também é dar oportunidade a todos!

Para saber mais, acesse www.sesipr.org.br/industriaacessivel.