Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




LONGEVIDADE31/03/2017

Como será o amanhã?

O Sistema Fiep já sabe. Conheça o trabalho do Instituto Sesi de Inovação em Longevidade e Produtividade e seu mais recente lançamento

Façamos um exercício: feche os seus olhos e se imagine com 70 anos. Onde você vai estar? Quais serão suas atividades? Como será sua aparência física? Agora faça um comparativo dessa previsão com a imagem de seus pais ou avós nessa mesma idade. Bem diferente, não é? E não é à toa. Entre 1940 e 2016, a expectativa de vida do brasileiro teve um salto de 30 anos, passando de 45,5 para 75,5 anos. Segundo estimativas do IBGE, em 2016, eram 22 milhões de idosos brasileiros. Já em 2040, serão cerca de 60 milhões.

Nossa população está envelhecendo cada vez mais rápido e, ao mesmo tempo, crescendo em um ritmo menor. Por isso, nesse momento, o foco deve ser o longevidade ativa. Avanços na medicina, inovação acessível e busca por hábitos saudáveis são alguns dos fatores que vão nos ajudar a ter uma vida longa, produtiva e de qualidade.

Tais dados também impactam na longevidade profissional, uma vez que o tempo médio de carreira poderá ser estendido. Então, como aliar a maior expectativa de vida à produtividade? Esse será o desafio para as empresas ao longo das próximas décadas. Pensando nisso, o Sistema Fiep, desde 2014, mantém o Instituto Sesi de Inovação em Longevidade e Produtividade, que tem por objetivo produzir e disponibilizar conhecimentos e soluções inovadoras relacionados à longevidade ativa e saudável dos trabalhadores, a fim de contribuir para a produtividade e a competitividade da indústria nacional.

Esse trabalho, que já era oferecido por meio de pesquisas, capacitações e treinamentos, agora conta com uma novidade: o Portal do Instituto Sesi de Inovação em Longevidade e Produtividade, uma ferramenta organizadora e disseminadora de conteúdo sobre a transição demográfica da população brasileira e seus impactos na força de trabalho. No Portal, você pode conferir notícias, vídeos, publicações, eventos e dicas relacionadas ao tema e ainda responder ao Quiz da Longevidade e descobrir como está a sua qualidade de vida.