DICA DE SEGURANÇA E SAÚDE06/05/2016 - Atualizado em 18/05/2016

Acidentes de trajeto entre casa e trabalho crescem 41% no Brasil

Levantamento da Confederação Nacional da Indústria aponta aumento nos últimos sete anos; problemas no caminho de casa para o trabalho e vice-versa também são considerados acidentes de trabalho

Nessa semana, o Sesi no Paraná alerta sobre a atenção nos deslocamentos entre casa e trabalho. Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), houve um aumento de 41% nos acidentes nesse trajeto. No Paraná, de acordo com dados da Previdência Social, em 2012 e 2013 foram 14.516 registros desta natureza.

De acordo com a Lei 8.213/91, o acidente de trajeto é o que ocorre no caminho da residência para o trabalho e vice-versa, utilizando qualquer meio de locomoção (seja particular ou transporte público).

“Quando fazemos algo todos os dias, nos acostumamos e perdemos um pouco a atenção”, alerta a gerente de Segurança e Saúde do Sesi no Paraná, Juliana Lacerda.

Então, nunca é demais ressaltar: se você vem ao trabalho de carro, use cinto de segurança, não ultrapasse os limites de velocidade e não use o celular enquanto dirige. Se você vem a pé, atravesse sempre na faixa, preste atenção aos buracos nas ruas e, da mesma forma, não use o celular ao atravessar a via.

Aragon Wagner - Segunda-feira, 09 de Maio de 2016 - 15:49:28 - Curitiba/PR

Uma boa parte dos trabalhadores, pensam que os Acidentes caracterizados como "Acidentes de Trabalho" são originados apenas dentro das empresas, mas conforme matéria acima,infelizmente uma parte deles ocorrem no "Trajeto" ou seja casa trabalho ou trabalho casa. Temos que nos conscientizar e também aos outros que Segurança começa ao nos levantarmos pela manhã até o momento de deitarmos a noite, principalmente quando saimos de nossos lares e nos dirigimos para o local de trabalho e vice-versa...Mas temos que tomar as atitudes certas e fazer com que os demais também façam o mesmo!!!!! Resumindo...não só cuidarmos de nós mas SIM de TODOS!!!!!

Respondendo Aragon Wagner
Nosso Sistema - Segunda-feira, 09 de Maio de 2016 - 17:37:21 - Curitiba/PR

É isso mesmo, Aragon! Direção consciente e defensiva, sempre. Importante também ressaltar o respeito à faixa de pedestres e às áreas calmas, onde os carros não podem passar dos 40 km/h.

Respondendo Nosso Sistema
Aparecida inacia paiva da silva - Sexta-feira, 13 de Maio de 2016 - 15:47:08 - Marechal/PR

Sempre lenbrando que é importantissimo respeitar as sinalizações de transito, para que assim possam evitar acidentes.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.