Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




DICA DO COLABORADOR28/04/2016 - Atualizado em 29/04/2016

5 dicas para melhorar seu orçamento

A gerência de Economia, Fomento e Desenvolvimento do Sistema Fiep separou algumas dicas para você não ficar no vermelho

Quem nunca gastou mais do que ganha ou caiu em tentação e comprou algo que não devia que atire a primeira pedra. Pois é!  Não tá fácil pra ninguém! Lidar com responsabilidade com o dinheiro não é simples. E se pra você “não tá tranquilo nem favorável” gerir a grana, temos algumas dicas! O pessoal da gerência de Economia, Fomento e Desenvolvimento indicou uma cartilha muito bacana sobre educação financeira e separamos alguns tópicos.

1 – Saiba o quanto você ganha e quanto gasta

Pode parecer óbvio, mas muita gente ainda não sabe exatamente o que ganha e quanto pode gastar. Fazendo um mapeamento das contas e da renda, você vai ter uma ideia de quanto sobra no final do mês ou quanto não sobra. Coloque tudo em uma planilha! Sim, precisa de disciplina, mas lembre-se: “dinheiro não aceita desaforo”. Se você não tiver controle, corre o risco de entrar numa bola de neve sem fim.

Nesse mapeamento inclua a renda total da família no mês e o que deve ser pago. Analise quais contas representam mais no seu orçamento. Se não sobra money, pule para o passo 3.

2- “Seguro morreu de velho”

Se a conta fecha, não quer dizer que não há desperdício ou recursos que podem ser melhor aplicados. Seu problema não é endividamento, você pode poupar e gerar reservas para planos futuros.  

3- Você não vai resolver tudo de um dia para outro

Seu comportamento estilo “ostentação” não apareceu de um dia para o outro. Então, tenha consciência de que para colocar as coisas em dia vai levar algum tempo. Pare já com a “ostentação”! 

  • Reveja gasto por gasto e avalie o que pode ser cortado. Nem sempre despesas com educação, mercado ou aluguel podem ser eliminadas ou reduzidas. Mas algumas coisas podem, por exemplo: a conta de luz, telefonia, internet.
  • Alguns contratos podem ser renegociados e outros gastos podem ser minimizados com uso consciente. Se houver dívidas, negocie! Aumente o número de parcelas para que você possa honrar com esse compromisso financeiro.
  • Avalie também a conta do cartão de crédito. “É de grão em grão que a galinha enche o papo”, evite usar o cartão. Nunca atrase ou opte por pagar o valor mínimo. Se você quer uma vida financeira tranquila, o cartão de crédito não te pertence mais!
  • Seja rígido com os gastos adicionais, até que a situação seja regularizada. Nesse momento, é necessário abrir mão de alguns prazeres como: aquela roupa nova, o cinema, o almoço e jantarzinho fora.
  • Prepare-se para a realidade, e monte um plano de ação. Crie metas e assegure-se de que serão cumpridas.
  • Após fazer o levantamento do endividamento, avalie solicitar empréstimo pessoal para quitá-lo. Nesse período, “aperte os cintos” em prol de uma boa causa: a sua tranquilidade financeira.
  •  Avalie a possibilidade de aumentar a receita, e busca mais uma atividade remunerada.

4 – Controle para realizar sonhos

Com as contas mapeadas, os desperdícios controlados, você pode começar a poupar. Faça um planejamento e estabeleça uma meta razoável e possível de ser cumprida e comece a guardar dinheiro.

Talvez você não tenha um destino certo para utilizar essa grana, mas pense que imprevistos acontecem. Você pode ter um problema de saúde e precisar gastar com remédios, pode precisar consertar o carro. Enfim, tenha uma reserva para emergências. Coisas boas também podem acontecer (Ufa!). Uma oportunidade de viagem, um curso bacana que você gostaria de fazer, por exemplo.

5- Gaste bem

Se poupar exige disciplina, você não vai querer gastar sua reserva à toa. Pesquise antes de sair gastando. Isso não é feio, não é coisa de pobre, é coisa de gente esperta. 

COMENTÁRIOS

Alejandro - Quinta-feira, 07 de Março de 2024 - 19:31:02 - Brasilia/AC

Olá a todos, sou um jogador regular de caça-níqueis e gostaria de recomendar um site para vocês. O Parimatch é o lugar onde você encontrará o melhor cassino do Brasil. Aqui há máquinas caça-níqueis muito legais que você certamente vai gostar e onde poderá encontrar qualquer jogo de sua preferência. Há muitos bônus e ofertas interessantes para os novatos. O site e o aplicativo são ótimos. Aqui está o site onde você pode se registrar e começar a ganhar https://parimatch1.br.com/. Aproveite o jogo).

Daniele - Terça-feira, 03 de Maio de 2016 - 08:56:32 - Araucária/PR

Parabéns ótima matéria, agora é só colocar em prática.

Nilton Cordoni Junior - Segunda-feira, 02 de Maio de 2016 - 15:38:23 - Curitiba/PR

O material está em linguagem de fácil compreensão e poderá ser utilizado em sala de aula por compor o ementário em disciplinas de administração - Finanças Pessoais.

Acredito na necessidade futura de inclusão de uma planilha padrão para o preenchimento por parte do usuário/colaborador.

Parabéns

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.