Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




ALIMENTAÇÃO24/03/2016 - Atualizado em 28/03/2016

31 de março: Dia da Saúde e Nutrição

A equipe do Sesi dá dicas sobre a escolha dos alimentos na dieta

Como parte do calendário oficial do Ministério da Saúde, o Dia da Saúde e Nutrição é comemorado em 31 de março e foi criado para conscientizar a população sobre a importância de hábitos alimentares melhores e mais saudáveis.

E quando a gente pensa em saúde no Sistema Fiep, a gente se lembra logo de Sesi. A casa da Segurança e Saúde no trabalho compartilha agora algumas dicas de alimentação saudável na indústria. Anote aí!

Alimentos “in natura”, minimamente processados, processados e ultra processados: você sabe diferenciar ou você conhece?

Alimentos in natura podem ser de origem vegetal ou animal, adquiridos e consumidos no seu estado natural, ou seja, sem qualquer modificação, após deixarem a natureza. As frutas, verduras, legumes, arroz e outros grãos, sucos pasteurizados, farinhas, carnes, leites e ovos são exemplos de alimentos in natura ou minimamente processados.

Os alimentos processados são versões modificadas de seu estado natural. Nestes, pode ocorrer a adição de sal, açúcar, gorduras, corantes e outras substâncias que favoreçam o paladar e aumentem a validade do produto. Vegetais em salmoura, extratos de tomate, frutas em calda ou cristalizadas, carnes secas, peixes enlatados, queijos e pães são exemplos de alimentos processados.

Os ultra processados são feitos de substâncias extraídas dos alimentos, como gorduras, óleos, açúcares, gordura vegetal hidrogenada, amido modificado ou de produtos sintetizados artificialmente, como corantes, aromatizantes e outros aditivos. Salgadinhos, bolachas recheadas, macarrão e temperos instantâneos, hambúrgueres congelados e produtos de panificação que incluem gordura vegetal hidrogenada e outros aditivos fazem parte do grupo dos ultra processados.

Prefira os alimentos in natura e minimamente processados. Limite a ingestão de processados, inclua-os em preparações culinárias em pequenas quantidades porque são nutricionalmente desbalanceados e possuem grandes quantidades de gorduras, açúcares e sal. Além disso, são alimentos com poucas vitaminas e minerais, essenciais em uma alimentação saudável.

Gostou das dicas? Compartilhe no Yammer!

Você também pode mandar sua sugestão de dica, seja de alimentação ou sobre qualquer outro assunto, para o #NossoEmail nossosistema@fiepr.org.br

COMENTÁRIOS

marolin - Quinta-feira, 17 de Agosto de 2023 - 09:36:35 - berlin/BA

derddanssda asdads [url=https://law-essay-profy.com/]dsadasd[/url]

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.