Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Relações de trabalho24/06/2015

Assédio é tema de diálogo com especialista da UFPR

clique para ampliarclique para ampliarLis Sobbol, da UFPR, conversou com os colaboradores sobre assédio (Foto: Gelson Bampi)

Na última quinta-feira (18), gestores e colaboradores de diferentes áreas participaram de um diálogo sobre assédio no trabalho com a psicóloga e doutora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Lis Soboll. A iniciativa faz parte do Programa de Equidade de Gênero e Raça do Sistema Fiep, que tem como uma das metas pactuadas com o Governo Federal a implantação de um Programa de Prevenção ao Assédio, além de contribuir para esclarecimento do tema, conhecimento do cenário nas organizações e esclarecimento de dúvidas.

Uma pesquisa do site Vagas.com, publicada pela BBC Brasil, revela que metade dos brasileiros já sofreu assédio no trabalho. Dos 4.975 profissionais de todas as regiões do país ouvidos no fim de maio, 52% disseram ter sido vítimas de algum tipo de assédio. Para os organizadores do estudo, o alto índice de respostas mostra que este é um assunto urgente no mercado profissional brasileiro. “Esse assunto impacta diretamente o clima de trabalho das organizações. É preciso desmistificá-lo, e a melhor maneira de tratar profundamente este tema é quando nos debruçarmos para encontrar alternativas para ter um ambiente saudável de trabalho, onde as pessoas sintam-se bem e respeitadas, ou seja, a prevenção ainda é a melhor solução para este fenômeno organizacional.”, destacou Daviane Chemin, gerente corporativa de recursos humanos.

clique para ampliarclique para ampliarA psicóloga Lis Soboll

A iniciativa do debate foi elogiada pela psicóloga da UFPR. “Olhar para essa temática é dar respostas a uma legislação vigente, e é uma ação bastante corajosa quando parte da organização”, defendeu. Uma das formas de expressão do assédio moral é o assédio moral organizacional. “É importante promovermos o respeito, a dignidade e relações saudáveis no ambiente de trabalho, evitando, assim, a prática do assédio”, explica Lis.

Saiba mais sobre o assunto: www.assedioorganizacional.com.br

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.