Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Profissão26/11/2013

Dia do profissional de segurança do trabalho é comemorado nesta quarta

Conheça as ações realizadas dentro e fora do Sistema Fiep
clique para ampliar>clique para ampliarEquipe da brigada de incêndio de Campo Largo. Unidades contam com equipes para atuarem em situações de risco. A área de gestão social interna auxilia na formação desses grupos no Paraná (Foto: Divulgação)

Nesta quarta-feira, dia 27, é comemorado o Dia Nacional do Técnico e do Engenheiro de Segurança do Trabalho e o Nosso Sistema parabeniza todos os profissionais que trabalham nesta área no Sistema Fiep, tanto internamente, dentro das unidades, e externamente, auxiliando as indústria no seu desenvolvimento. 

Segurança dentro das unidades
Para atender as unidades, o Sistema Fiep possui uma área interna que é um braço da Gerência Corporativa de Recursos Humanos. Trata-se da Gestão Social Interna que realiza ações do Sesmt – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do trabalho.  A equipe conta com o técnico de segurança do trabalho, Gustavo Klenk, Jahson Schirmer (que atua na parte de ampliação e reformas) e o engenheiro Felyppe Blum Gonçalves. O setor presta apoio às unidades para garantir a segurança dos colaboradores no ambiente de trabalho e conta com todos os técnicos e engenheiros de segurança do trabalho do Sistema Fiep para garantir ações de segurança nas unidades. 

Klenk explica que o trabalho é amplo e envolve muitas atividades, entre elas, visitas e inspeção dos ambientes para garantir a segurança de colaboradores, clientes e alunos da instituição. A área também realiza programas de prevenção de acidentes de trabalho, orienta e prepara colaboradores para a formação das brigadas de emergência das unidades, além da implantação e manutenção das Comissões Internas de Acidentes, a CIPA. 

clique para ampliar>clique para ampliarGustavo Klenk é técnico de segurança do trabalho e conta que as ações realizadas pelos profissionais da área são muito importantes para garantir a segurança no ambiente de trabalho (Foto: Divulgação)

“As atividades realizadas pelos técnicos são muito importantes para garantir a integridade física dos colaboradores e o trabalho em um ambiente seguro. É importante que ele chegue no ambiente de trabalho e volte para casa da mesma forma que chegou. As ações também garantem saúde, bem estar e qualidade de vida dentro do ambiente coroporativo ”, disse Klenk. 

Segurança nas indústrias
Além das atividades realizadas nas unidades do Paraná, o Sistema Fiep, por meio do Sesi, oferece diversos serviços para as indústrias, promovendo ações de segurança no trabalho. Elas são realizadas por cerca de 100 profissionais que se dedicam às atividades em todo o Estado. 

Entre as ações que envolvem o trabalho nesta área está a elaboração e acompanhamento dos ambientes e processos junto às indústrias, elaboração de laudo técnico de condições ambientais do trabalho (LTCAT) e especificação de equipamentos de proteção individual ou coletiva. O Sistema Fiep também promove cursos e treinamentos e acompanha as indústrias paranaenses em todos os processos que envolvem a segurança do trabalhador. 

Para a técnica de segurança do trabalho, Ariana Aline Floriano, as ações realizadas pela instituição incentivam a melhora das condições de trabalho e saúde do trabalhador. “Estimulamos individualmente cada empresa a implantar políticas mais efetivas de segurança e saúde no trabalho para reduzir ou eliminar os acidentes do trabalho”, afirmou.

Saiba mais sobre o trabalho do Sesi na área de Segurança do Trabalho. 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.