Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Curitiba e RMC26/11/2013 - Atualizado em 27/11/2013

Professores apresentam o Atleta do Futuro em encontro nacional

clique para ampliar>clique para ampliarProfessores do Sesi apresentaram o Atleta do Futuro e como o projeto contribui para o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (Foto: Divulgação)

Professores do Sesi, da unidade do Portão, participaram do Encontro Nacional de Recreação e Lazer (Enarel 2013) em Ouro Preto. Eles apresentaram o trabalho “O Sesi Atleta do Futuro e as Indústrias contribuindo para o cumprimento do Estatuto da Criança e Adolescente na Cidade Industrial de Curitiba”. A apresentação teve enfoque no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - Lei 8.069/1990), que enfatiza que as crianças e adolescentes têm direito a informação, cultura, lazer, esportes, diversões, espetáculos, produtos e serviços que respeitem sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento.

Atualmente, o Sesi tem parceria com cinco indústrias da Cidade Industrial de Curitiba – Volvo do Brasil, CNH, Bosch, Copel e BD – possibilitando o atendimento à 1.553 crianças e adolescentes com idade entre 5 e 16 anos, valor correspondente a 3,82% da população total proporcional à idade. O projeto Atleta do Futuro promove a formação esportiva nos Centros de Atividades do Sesi, nas instalações das indústrias ou nas instalações públicas, fomentando práticas esportivas para o desenvolvimento das habilidades motoras e aptidão física, além de  difundir valores do esporte.

Engenheiros do trabalho participam formação internacional

clique para ampliar>clique para ampliarTreinamento sobre Segurança de Máquinas aconteceu em Portugal (Foto: Divulgação)

Os engenheiros do trabalho do Sistema Fiep, Bruno Caruso Bilbao Adad, Luiz Orlando Silva Rocha e Julio Cesar Doneda participaram nos dias 11 e 12 de novembro da capacitação “Segurança de Máquinas”, realizada na cidade de Porto, em Portugal, pelo Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica (Catim). A capacitação envolveu conteúdos técnicos e a troca de informações sobre diretivas europeias que tratam de máquinas e equipamentos. Para eles, as ações e encaminhamentos junto à indústria no Brasil se assemelham às das indústrias da Europa. 

Alunos do Boqueirão usam jogos como forma de aprender

clique para ampliar>clique para ampliarDe forma divertida e descontraída, os alunos aprendem conteúdos utilizando jogos (Foto: Divulgação)

Para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, os alunos do Sesi unidade Boqueirão em Curitiba estão utilizando jogos como ferramentas de auxílio nas práticas pedagógicas. O objetivo é usar as atividades lúdicas como forma de proporcionar aos alunos um ambiente onde o aprendizado se dá de forma descontraída e prazerosa.

Um das atividades realizadas é o Banco Imobiliário, na qual os estudantes podem colocar em prática a matemática financeira com as funções de compra, venda e aluguel de imóveis, o uso correto do cartão de crédito e a ligação com geografia do Brasil. O jogo também busca trabalhar o caráter competitivo, relacionado às relações de bens materiais.

Sesi apoia IX Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde 

clique para ampliar>clique para ampliarEstiveram presentes no evento 23 colaboradores da Gerência de Qualidade de Vida de unidades do Sesi em todo Estado. (Foto: Divulgação)

O Sesi no Paraná apoiou a realização do IX Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde (IX CBAFS), promovido pela Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde durante os dias 13 a 16 de novembro na PUC, em Curitiba. O evento trouxe convidados nacionais e internacionais para debater sobre a organização das cidades e seu impacto nos níveis de atividade física e saúde da população. Estiveram presentes no evento 23 colaboradores do Sesi de todo Paraná, todos da Gerência de Qualidade de Vida.

O Sesi também participou no Congresso expondo os trabalhos “Estágio de mudança de comportamento e percepção de barreiras para a prática de atividade física em trabalhadores de uma indústria metalúrgica de Londrina” e “Barreiras percebidas para a prática de atividade física e fatores associados para doenças crônicas não transmissíveis em mulheres trabalhadoras de uma indústria de costura de Cambé ”, apresentados respectivamente por Silvana Cardoso De Souza e Eri Marcia Terumi Kusaba Presti, ambas colaboradoras do Sesi em Londrina. Também houve a apresentação do case “Ações do Sesi – IBQ Indústrias Quimícas” no painel “Satélite 2: Saúde do trabalhador”, realizada pelos colaboradores Gerson T. Menezes e Lilian M. dos Reis, juntamente com Vanuza Maria A. Sennes, da empresa IBQ.

Segundo Gerson T. Menezes, da Gerência de Qualidade de Vida do Paraná, o Sesi, por meio de sua atuação junto as  industrias do Paraná, possibilita uma ação efetiva com caráter informativo, motivacional e criador de oportunidades na melhoria da qualidade de vida destes trabalhadores, colaborando diretamente para saúde desta população. “O evento pode contribuir para crescimento da área de Qualidade de Vida do Sesi, oportunizando e aprimorando conhecimentos dos técnicos presentes no que tange a aplicabilidade das ações do Sesi no âmbito da pesquisa, a fim de termos maior confiabilidade e comprovações realmente eficazes da realização dos nossos serviços”, explica Menezes.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.