Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Curitiba e RMC19/11/2013

Sesi promove 1º Fórum de Enfermeiros do Trabalho

clique para ampliar>clique para ampliarEvento reuniu colaboradores do Sistema Fiep em Curitiba (Foto: Divulgação)

Foi realizado nos dias 11 e 12 de novembro, em Curitiba, o 1° Fórum de Enfermeiros do Trabalho  do Sesi no Paraná, um encontro dos enfermeiros do trabalho das unidades do Sistema Fiep, que atualmente somam no total 17 profissionais. O evento foi realizado pela Gerência de Qualidade de Vida do Sesi, com apoio da Gerência de Recursos Humanos, e teve como objetivos o alinhamento conceitual, a  atualização, o monitoramento dos programas de saúde ocupacional e a apresentação de  outros  programas  e produtos  do  Sesi . Os enfermeiros do trabalho também tiveram a oportunidade de apresentar os resultados dos processos desenvolvidos nas unidades. 

Seminário apresenta e-Social para 3 mil pessoas em todo o estado

Cerca de mil pessoas acompanharam o evento em Curitiba (Foto: Mauro Frasson)

Cerca de 3 mil pessoas acompanharam na útlima quinta-feira (14) o seminário sobre e-Social, realizado pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), em parceria com a Receita Federal, Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Paraná e outras 14 entidades. O seminário foi realizado no auditório Mario de Mari, no Campus da Indústria e transmitido por vídeoconferência para outras 26 cidades do Paraná – Apucarana, Arapongas, Bandeirantes, Campo Largo, Campo Mourão, Cianorte, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Irati, Londrina, Maringá, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Quatro Barras, Rio Negro, Rio Branco do Sul, Santo Antônio da Platina, São José dos Pinhais, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama e União da Vitória. 

O vice-presidente da Fiep, Carlos Walter, destacou a união de entidades para facilitar o processo de implantação do novo programa do governo federal, que vai integrar os sistemas informatizados das empresas para o cumprimento das diversas obrigações trabalhistas, previdenciárias e tributárias. “É com a participação atuante dos sindicatos e com o associativismo que conseguiremos dar agilidade aos processos de adaptação na indústria”, destacou.  

Curso de Técnico Administrativo do Senai em Curitiba é destaque no Paraná TV

clique para ampliar>clique para ampliarEstudantes entre 15 e 18 anos podem participar do curso oferecido pelo Senai (Foto: Divulgação)

O curso de Gestão Empresarial do Senai em Curitiba foi destaque em reportagem produzida pelo Paraná TV, que foi ao ar no dia 14 e abordou a grande procura dos jovens pelos cursos profissionalizantes em administração. Estudantes de 15 a 18 anos, época em que devem escolher uma carreira, tem no curso a oportunidade de aprender sobre estoque, faturamento e compra e venda de produtos.

O curso tem um ano de duração e também oferece aulas de reforço de português, matemática e informática. Uma das atividades desenvolvidas no curso é o projeto de criação e  venda de produtos diversos. Segundo a coordenadora do curso, Iara Kaczalovski, os jovens do curso do Senai aprendem tanto sobre a parte de empreendedorismo quanto sobre os deveres burocráticos da empresa. Confira aqui a reportagem.  

Cuide-se + realiza palestra sobre a prevenção do câncer

clique para ampliar>clique para ampliarEvento aconteceu no Pequeno Cotolengo, em Curitiba (Foto: Divulgação)

A equipe do Sesi Cuide-se + Prevenção do Câncer ministrou duas palestras no Pequeno Cotolengo, com o objetivo de conscientizar os colaboradores da entidade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico do câncer. A ação foi realizada nos dias 23 e 24, durante o Outubro Rosa, campanha mundial que busca a conscientização sobre o câncer de mama e de colo de útero.

A palestrante Fabiana Tozo, coordenadora técnica de negócios do Sesi, falou sobre a necessidade de prevenção e, principalmente do diagnóstico precoce do câncer – o quanto antes a doença é detectada, maiores são as chances de cura. Cerca de 80 pessoas participaram da ação. O Sesi tem uma parceria com a entidade O Pequeno Cotolengo, que busca realizar ações de educação continuada para seus colaboradores. Segundo Fabiana Tozo, essas ações são importantes, pois muitos deles não têm acesso à informação. “No final do segundo dia, muitas das participantes me procuraram para esclarecer dúvidas e para dizer que haviam marcado consulta no ginecologista depois de ouvir sobre o tema”, diz Fabiana.

Cuide-se+ patrocina camisetas do Circuito de Corridas Rústicas

clique para ampliar>clique para ampliarCamiseta da corrida contou com o patrocínio do programa Cuide-se + (Foto: Mauro Frasson)

O Cuide-se + patrocinou as camisetas da etapa Sesi do Circuito de Corridas Rústicas da Indústria, realizada no dia 10 de novembro. Essa foi a última etapa do circuito, que contou com a participação de cerca de mil pessoas. O percurso era de 10 km e a largada foi dada na unidade do Sesi do Boqueirão. O circuito é realizado desde 2007 em parceria com as associações de funcionários da Bosch, Copel, Novozymes, Renault e Volvo. 

O programa Cuide-se + é realizado pelo Sesi e tem como objetivo melhorar a qualidade de vida do trabalhador da indústria, com campanhas como a prevenção do câncer, por exemplo. O Cuide-se + também incentiva a prática esportiva como a melhor maneira de ter qualidade de vida e como modo de prevenção do câncer.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.