Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Norte12/11/2013

Diálogo em Londrina apresenta o Inova Talentos, Tecnova e Nagi

clique para ampliar>clique para ampliarEvento contou com a presença de empresários, docentes e pesquisadores de diversas áreas (Foto: Divulgação)

No último dia 04, o Senai em Londrina realizou um diálogo com empresários da região para apresentar o Inova Talentos, novo programa do IEL em parceria com o CNPq que vai incentivar a inovação nas empresas brasileiras, o Tecnova, que prevê recursos para inovação e o Nagi (Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação). As iniciativas foram apresentadas pelos palestrantes Lucimara Nascimento, João Paulo Baptista de Lima Guimarães e Renan Montanucci.  

A coordenadora de serviços técnicos e inovação do Senai em Londrina, Silvana Mali Kumura, esteve presente e ressaltou a importância do crescimento da inovação, enfatizando que em 2013 o Paraná foi o segundo estado com mais projetos no Edital Sesi Senai de Inovação. Só em Londrina foram 18. “Esse resultado qualifica o Senai como suporte para a execução dos projetos por intermédio dos laboratórios da instituição de ensino”, afirma Kumura. Ela também falou sobre os 63 Institutos Senai de Tecnologia (IST’s) que serão implantados nos próximos três anos em todo Brasil, dentre eles o IST de Tecnologia da Informação e Comunicação, que será implantado na unidade do Senai em Londrina.

Colégio Sesi promove o 6º Passeio Ciclístico e Literário

clique para ampliar>clique para ampliarO passeio aconteceu no dia 09 de novembro (Foto: Divulgação)

O Colégio Sesi em Bandeirantes promoveu no dia 9 de novembro a 6° edição do "Passeio Ciclístico e Literário: um convite à saúde e à educação". O projeto promove a prática saudável de atividade física e incentiva a leitura e a troca de conhecimentos. Nesta edição, além do ciclismo, aconteceu uma caminhada. A coordenadora do Colégio Sesi, Kelen Ferreira, afirma que o evento ressalta a importância da vida ativa e saudável. “Trabalhar o corpo e a mente é fundamental para o pleno desenvolvimento do ser humano saudável”, destaca a coordenadora.




Sesi realiza capacitação do programa Nosso Planeta, Nossa Casa

clique para ampliar>clique para ampliarCurso envolveu docentes da cidade de Sapopema (Foto: Divulgação)

O Sesi Sustentabilidade realizou, no dia 05 de novembro, um curso de capacitação do Programa Nosso Planeta, Nossa Casa  no município de Sapopema. O curso foi ministrado pelos gestores da Junior Achievement, Luís Henrique Biaggi e Simone Von Der Osten e atendeu professores da rede municipal.

OpPrograma da tem como objetivo conscientizar os alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente, com sugestões para minimizar o impacto de nossas ações, formando multiplicadores da cultura do uso sustentável dos recursos naturais. Além da capacitação, os gestores João Frederico Souza e Luís Henrique Biaggi já desenvolvem diversos trabalhos do Sesi Sustentabilidade na região.

Gerente de Bandeirantes visita alunos do projeto Empreendendo

clique para ampliar>clique para ampliarParticipam do projeto alunos da região e do Colégio Sesi (Foto: Divulgação)

Os alunos do projeto Empreendendo em Bandeirantes receberam a visita da gerente da unidade, Rosângela Perez e Souza. No encontro, ela relatou sua experiência profissional, dando ênfase na importância de se trabalhar em equipe e ter atitude. “Liderança é algo que você desenvolve com o tempo, não basta ter o conhecimento, é preciso saber fazer e ter atitude para fazer”, afirmou a gerente. O Projeto Empreendendo é desenvolvido pelo Rotaract em parceria com o Sistema Fiep em Bandeirantes e atende 28 jovens, em sua maioria estudantes do Colégio Sesi. 

 


Alunos participam da Virada Cultural em Cornélio Procópio

clique para ampliar>clique para ampliarObjetivo da apresentação foi causar impactos em relação aos acidentes de trânsito (Foto: Divulgação)

Os alunos da oficina de teatro do Colégio Sesi em Bandeirantes participaram no dia 24 de outubro da Virada Cultural em Cornélio Procópio. Os estudantes contribuíram com duas ações artísticas na avenida XV de Novembro, relacionadas com o tema Paz no Trânsito. A primeira ação foi uma Intervenção expressionista, na qual um carro batido com artes gráficas ficou exposto próximo ao Cristo, monumento da cidade.

Também foram realizadas esquetes cênicas no meio da rua para os carros que paravam no semáforo. Segundo o professor que coordena a atividade, Clayton do Valle, o objetivo foi causar impacto nos motoristas e pedestres que passavam por ali. “A dramatização foi voltada ao apelo trágico das diversas mortes geradas pelos acidentes de trânsito, que ocorrem diariamente pela imprudência de motoristas”, explica o professor.

Senai em Assaí recebe visitantes do Departamento Regional

clique para ampliar>clique para ampliarEquipe foi realizar ação de controle de qualidade do processo educacional da unidade (Foto: Divulgação)

O Senai em Assaí recebeu representantes do departamento regional do Senai no Paraná, Ari Floriano e Willian Cesar Torres. No encontro, os visitantes foram recepcionados pela coordenadora de educação profissional do Senai em Assaí, Luiza Ribeiro Medeiros, que apresentou  as instalações e apoiou a equipe na execução da “ação de controle de qualidade do processo educacional”. A iniciativa tem como objetivo a constante melhoria das ações desenvolvidas pela unidade.

 





Alunos do Senai desenvolvem dinâmicas com foco na convivência coletiva

clique para ampliar>clique para ampliarAtividades utilizam criatividade e interação entre os participantes (Foto: Divulgação)

Alunos do curso de Programador de Produção da Educação Básica e Educação Profissional Sesi/Senai – EBEP realizaram no Colégio Sesi, em Ibiporã,  no mês de outubro, a prática de jogos de convivência coletiva. A ação teve como objetivo a interação do grupo, resgatando ações já conhecidas e o uso da criatividade para o desenvolvimento de novas dinâmicas voltadas com o foco na convivência coletiva.

As dinâmicas de jogos e de brincadeiras podem ser aplicadas em qualquer ambiente, seja no trabalho, em escolas, em encontros ou na própria indústria. Essas ações fazem com que o grupo abra um leque de possibilidades, resultando numa predisposição a aceitar o novo. A ação foi supervisionada pelo docente Elvis Novais Carvalho e pela assistente pedagógica do Senai em Londrina Nayara Nicolim. 

Senai realiza 2ª Seminário Automotivo de Londrina e Região

clique para ampliar>clique para ampliarEvento acontece de 19 a 21 de novembro (Foto: Divulgação)

A 2º edição do Seminário Automotivo de Londrina e Região tem como tema central  “Tendências e Técnicas na Manutenção Automotiva” e será realizado do dia 19 a 21 de novembro, das 19h30 às 21h50, no auditório do Senai em Londrina, com a presença de palestrantes renomados. O evento é uma realização é do Senai em a parceria com as empresas de Autopeças: Fasa, Melaré, Motorlub, OriginALLparts, Pellegrino e Rolemax. Para participar, o interessado deve solicitar o convite em uma das empresas parceiras e garantir a inscrição no Blog do Senai em Londrina  pelo link http://senailondrina.com.br/13664/. Mais informações sobre a programação completa podem ser obtidas pelo telefone (43) 3294-5134 ou pelo e-mail maria.silveira@pr.senai.br 

 

Colaboradores do Senai em Londrina participam do WAMPS 2013

clique para ampliar>clique para ampliarEvento debateu diversos assuntos relacionados a melhoria do processo do programa MPS.BR (Foto: Divulgação)

Os consultores do Senai em Londrina, Edenilson Rodrigues Burity, Ademir Morgenstern Padilha e Rosmar Aparecido da Luz,  participaram no mês de outubro do IX Workshop Anual do MPS (WAMPS 2013) em Campinas. O evento teve por objetivo reunir os representantes da Indústria de Software, Governo, Academia, entre outros interessados na utilização e evolução, tanto do Modelo MPS quanto do Programa MPS. BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro.

Na ocasião, os representantes da unidade londrinense compartilharam experiências a serem inseridas no Instituto Senai de Tecnologia (IST), e, desta forma,  ofertar cada vez mais qualidade à indústria de software. A equipe londrinense também aprimorou conhecimentos na ferramenta de introdução ao Modelo MPS.BR-SV (Serviços), que será um dos novos serviços ofertados pelo IST em Londrina.

Colaboradores de Cambé participam de encontro em Curitiba

clique para ampliar>clique para ampliarProjeto Transformando Energia Solar em Elétrica foi apresentado durante o evento (Foto: Divulgação)

Colaboradores do Colégio Sesi em Cambé participaram do Encontro Interestadual PR/SP, realizado pelos  programas Cooperjovem e A União Faz a Vida. Realizado em Curitiba nos dias 30 e 31 de outubro, o encontro teve como objetivo proporcionar a aproximação e a integração dos profissionais envolvidos nos projetos, otimizando esforços em benefício do desenvolvimento e da promoção do cooperativismo, educação e cidadania.

O Colégio levou para exposição o Projeto “Transformando Energia Solar em elétrica” desenvolvido pelos alunos de Cambé e destinado à população carente. Também foram apresentadas fotos da celebração final da oficina União Faz a Vida, que mostrou o cooperativismo através da arte circense.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.