Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Corrupção11/11/2013 - Atualizado em 12/11/2013

Confira tudo o que aconteceu no Fórum Transparência e Competitividade

Evento foi realizado pelo Sistema Fiep, através do Sesi, em parceria com o Unitar e Cifal. O Nosso Sistema mostra nesta edição os principais debates do fórum
clique para ampliar>clique para ampliarA diretora-executiva do Unitar, Sally Fegan-Wyles ao lado do presidente da Fiep, Edson Campagnolo, durante debate na abertura do evento, que aconteceu na terça, dia 05 (Foto: Mauro Frasson)

Nesta edição do Nosso Sistema você confere tudo o que aconteceu no Fórum Transparência e Competitividade, realizado nos dias 05 e 06 de novembro, em Curitiba. Para saber mais sobre os painéis e temas debatidos, basta clicar nos links indicados. Em dois dias, o evento reuniu especialistas brasileiros e estrangeiros para debaterem o impacto da corrupção sobre os negócios. A equipe de comunicação participou do evento, realizando coberturas dos principais debates. O fórum foi promovido pelo Sistema Fiep, através do Sesi, em parceria com o Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa (Unitar) e o Centro Internacional de Formação de Atores Locais para a América Latina (Cifal).

“Esse movimento nasceu para que, dentro do ambiente da Federação das Indústrias, possamos levar esse tema adiante, despertando o interesse da comunidade”, disse o presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, durante a solenidade de abertura, que abordou  o tema “Corrupção e Competitividade”. Todos os participantes foram unânimes em afirmar que a competitividade e o nível de desenvolvimento de um país estão diretamente relacionados ao seu grau de corrupção.Leia mais. 

Confira matéria em vídeo:

Durante a abertura do evento  também aconteceu a premiação do Concurso de Cartazes Anticorrupção, que recebeu 124 trabalhos, divididos em três categorias. A vencedora na categoria Estudantes do Ensino Médio foi Milena Beatriz da Silva, aluna do Colégio Sesi em Maringá. Ela foi contemplada com o cartaz intitulado “A sabedoria invertida”. Na categoria Estudantes Universitários, a ganhadora foi Priscylla Soares Nunes, da UTFPR, de Curitiba, com a peça “#EUTÔFORA. Fique você também”. Já na categoria livre, o vencedor foi José Ricardo Hurmus, com o cartaz “Maçã podre”.

clique para ampliar>clique para ampliarOnde há transparência, não há corrupção, defendeu Estefânia Barboza (Foto: Gelson Bampi)

O painel “O custo da corrupção para a democracia” realizado no dia 05 reuniu pesquisadores de universidades nacionais e internacionais. Os palestrantes apresentaram os mecanismos que facilitam a corrupção e alternativas para combatê-la, como educação, reforma política e a criação de uma ala na Justiça especializada em anticorrupção.

Outro assunto debatido no fórum foi a Copa do Mundo na capital paranaense. Um painel mostrou que os gastos de Curitiba com as obras do ano que vem ainda não são totalmente transparentes, segundo um relatório de indicadores de transparência apresentado pelo Instituto Ethos. Em um levantamento feito em 2012, por meio do projeto Jogos Limpos, dos 100 pontos possíveis sobre o grau de transparência, Curitiba obteve apenas 15,24. Leia mais.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.