Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Conquista05/11/2013

Colaborador é vice-campeão de prêmio de inovação

Premiação realizada pela Universidade Positivo estimula a produção de ideias inovadoras
clique para ampliar>clique para ampliarDa esquerda para a direita: Prof. Luiz Lacerda (Mestrado em Biotecnologia Industrial – UP); Profª Leide Albergoni (Diretora do Centro de Pesquisa, Empreendedorismo e Inovação – CEPEI – UP) e Jaime Brum (Senai CIC). (Foto: Divulgação)

O colaborador Jaime Brum, da área de Educação do Senai na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), foi o segundo colocado do Prêmio Inovação promovido pela Universidade Positivo (UP). O prêmio é uma forma de estimular a produção de ideias que colaboram para uma sociedade inovadora, além de aproximar os trabalhos desenvolvidos na universidade do meio empresarial, difundir a vontade de inovar entre colaboradores e apoiar o desenvolvimento de projetos com potencial para solucionar problemas da sociedade. A cerimônia aconteceu no último dia 24, em conjunto com a entrega dos prêmios do Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica (EPIC 2013), na universidade.

O trabalho premiado de Brum foi sua pesquisa de mestrado, realizada na área de biotecnologia industrial. O tema é o desenvolvimento de um queijo minas frescal com propriedades funcionais, através da utilização dos grãos de kefir, um tipo de produto lácteo fermentado e ainda pouco conhecido no mercado brasileiro. Até a premiação, seu projeto passou por três etapas: a seleção, através da defesa do projeto para uma banca formada por professores na UP, o desenvolvimento do projeto de pesquisa em si e a apresentação dos resultados para a comissão julgadora. Entre os critérios avaliados estavam o grau de inovação do projeto, potencial de mercado, qualidade técnica, impacto ambiental, entre outros.

Segundo o colaborador, a participação no prêmio foi uma grande oportunidade e o Senai foi apoiador nessa conquista. “Recebi um importante apoio e incentivo do Senai através da bolsa de estudos concedida pela instituição que permitiu realizar minha pesquisa. Com a indicação para participação no prêmio, obtive os recursos financeiros para que pudesse adquirir os materiais necessários à realização da pesquisa (materiais de laboratório, cobaias, exames clínicos), além do importante apoio técnico-científico dos professores da Universidade. Fiquei muito feliz com o reconhecimento”, destaca. O colaborador conta que já está desenvolvendo os próximos passos de seu projeto. “Já estamos trabalhando nos passos seguintes, que são a realização da busca de anterioridades e a análise da viabilidade de registro da patente”, finaliza.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.