Metas22/10/2013 - Atualizado em 23/10/2013

Senai promove 1ª Rodada de Negócios em Tecnologia e Inovação

Institutos de Inovação e Tecnologia e unidades negociam metas de vendas compartilhadas de Serviços Tecnológicos e Inovação para 2014
clique para ampliar>clique para ampliarO evento teve como objetivo negociar as metas de vendas compartilhadas de Serviços Tecnológicos e de Inovação (STI) para 2014 (Foto: Mauro Frasson)

Nesta segunda (21) e terça-feira (22), os gerentes das unidades do Sistema Fiep, dos Institutos Senai de Tecnologia e Inovação e do Senai Centro Internacional de Inovação participaram da 1ª Rodada de Negócios em Tecnologia e Inovação, realizada na unidade da Cidade Industrial de Curitiba (CIC). O evento foi promovido pela gerência de Serviços Tecnológicos e Inovação do Senai.

Alinhado às estratégias nacionais de implementação dos 63 Institutos de Tecnologia e 25 Institutos de Inovação, o Senai no Paraná está reestruturando os serviços na área de tecnologia e inovação, visando ampliar seu apoio à competitividade da indústria paranaense. Uma das principais ações foi a construção coletiva de um modelo estratégico de atuação operacional e de negócios para os Serviços Tecnológicos e Inovação, por meio de um modelo de trabalho de atuação em rede com metas compartilhadas. Através de um estudo de mercado, foram identificados potenciais de negócios em cada região, que foram debatidos durante a rodada.

A gerente de STI do Senai, Sonia Parolin, explica que essa nova forma de debater as metas poderá ampliar a oferta de serviços em todo o Estado. “Estabelecer metas de forma compartilhada e comprometida é fundamental, assim como trabalhar em rede. Isso nos torna mais efetivos”, conta Sonia. “E só vamos conseguir atingir essa meta se mudarmos a forma como olhamos nossos serviços. Em parceria, poderemos oferecer muito mais. O lugar do Senai e de seus serviços de tecnologia e inovação é onde a indústria estiver”, enfatiza.

clique para ampliar>clique para ampliarDurante a Rodada foram realizados diversos encontros, com duração de 15 minutos cada, para que os gerentes pudessem debater suas estratégias (Foto: Mauro Frasson)

Almir Schenfeld, gerente do Instituto Senai de Tecnologia em TIC e das unidades de Londrina e Assaí, acredita que este evento marca exatamente essa mudança de visão. “Precisamos trabalhar o Senai como uma instituição só, em todo o Paraná. Unir nossos esforços para superar as distâncias geográficas de nossas unidades, conectando-as”, defende. Segundo Schenfeld, trabalhar de forma integrada é fundamental para aumentar a qualidade dos serviços oferecidos. “Já estamos presentes em todo o Estado, mas faltava qualificar essa nossa capilaridade, agregando valor. A partir desse momento, é isso que faremos”, finaliza o gerente.

O Paraná, além do Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica, inaugurado em setembro, conta com sete institutos de tecnologia (Meio Ambiente, Construção Civil, Alimentos e Bebidas, Celulose e Papel, Madeira e Mobiliário, Tecnologia de Informação e Comunicação e Metalmecânica) e oito Centros de Formação Profissional. Os recursos são provenientes do Programa Senai de Apoio à Competitividade na Indústria, projeto criado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Senai Nacional, em parceria com o Governo Federal e apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que visa estimular a inovação e o desenvolvimento tecnológico no Brasil.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.