Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




08/10/2013

Fiesp poderá adotar modelo de votação sindical eletrônica criado pela Fiep

A Federação de São Paulo conheceu melhor a tecnologia adotada pelo Paraná durante uma visita de comitiva paranaense à entidade
clique para ampliar>clique para ampliarMilton Bueno, à direita, com equipe e representante da Fiesp (2a. à esquerda) (Foto: Divulgação)

Um grupo de 5 pessoas da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) foi à São Paulo para conhecer práticas adotadas pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). A visita foi uma retribuição de uma agenda com representantes da federação paulista, no mês passado. A comitiva paranaense, liderada pelo gerente da Central de Relações com Sindicatos da Fiep, Milton Bueno, participou de uma plenária da Fiesp e foi apresentada aos processos adotados pela entidade.

Um dos pontos que chamou a atenção dos representantes da Fiep foi o modelo de reunião sindical adotado em São Paulo. Os 131 sindicatos filiados à Fiesp são convidados a se reunir uma vez a cada dois meses, para discutir pautas de interesse comum. As reuniões duram em média 3 horas e, como há 44 sindicatos instalados no prédio da Fiesp, há uma boa adesão. 

Durante a plenária, também foi apresentado aos sindicalistas o sistema de voto eletrônico, idealizado pelo Departamento de Assistência Sindical da Fiep e desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia da Informação da Federação. De acordo com o analista Marlon Dreher, alguns sindicatos de São Paulo demonstraram interesse em adotar o modelo. “Acredito que a conversa deva evoluir para uma parceria mais efetiva”, diz. Leia mais. 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.