Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




01/10/2013

Campagnolo participa de encontro entre presidentes do Brasil e Paraguai

Presidente do Sistema Fiep afirmou a Horacio Cartes que a entidade tem interesse em renovar convênio que o Senai no Paraná mantém há mais de 11 anos com instituição de ensino profissionalizante do país vizinho
clique para ampliar>clique para ampliarO presidente do Sistema Fiep (à esquerda) ao lado dos presidentes Horacio Cartes e Dilma Rousseff (Foto: Gustavo Ferreira/Ministério de Relações Exteriores)

O presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, participou nesta segunda-feira (30), no Palácio do Itamaraty, em Brasília, do encontro entre os presidentes do Brasil, Dilma Rousseff, e do Paraguai, Horacio Cartes. Em conversa com Cartes, Campagnolo destacou o convênio que o Senai no Paraná mantém com o país vizinho na área de formação profissional e afirmou que a instituição tem interesse em renovar essa cooperação. Ele também elogiou Dilma pela criação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), iniciativa que poderia ser levada ao Paraguai.

Para Campagnolo, o Sistema S tem condições de colaborar com a integração entre os dois países, especialmente na área de formação de mão de obra, o que contribui para o desenvolvimento de toda a região fronteiriça. Ele destacou que desde 2002 o Senai no Paraná mantém um convênio com o Serviço Nacional de Promoção Profissional (SNPP), em Hernandarias, município paraguaio a 20 quilômetros de Foz do Iguaçu. Pela cooperação, quase 30 mil jovens da província paraguaia de Alto Paraná já foram formados com a metodologia do Senai, em áreas como eletroeletrônica, metalmecânica, construção civil, informática, confecção e mecânica dieses, entre outras. Também são parceiros do projeto o Departamento Nacional do Senai, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Além disso, na semana passada gerentes e técnicos do Senai no Paraná discutiram com gestores do SNPP a possibilidade de realização de uma consultoria para elaboração de um plano estratégico de modernização do serviço paraguaio de formação de mão de obra, que levaria em conta o modelo da instituição brasileira. “Em conversa com o presidente Horacio Coartes no Itamaraty, coloquei que o Sistema Fiep tem total interesse em renovar esse convênio e colocar o know how do Senai à disposição do Paraguai no que se refere à formação de mão de obra”, disse Campagnolo. “O presidente demonstrou grande interesse, até porque coloca a educação como um dos cinco eixos prioritários de atuação de seu governo”, acrescentou. Leia mais. 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.