30/09/2013

Senai é ouro no prêmio IDEA/Brasil

Paraná é primeiro colocado na categoria "Pesquisa", através de coordenação de projeto executado pelo Senai Nacional; outros dois projetos do Estado receberam bronze
clique para ampliar>clique para ampliarO projeto Biomas do Consumo – Referências do Mobiliário, coordenado por Nilson Violato, gerente de Arapongas, foi vencedor da categoria Pesquisa (Foto: Gelson Bampi)

Os destaques do design nacional foram conhecidos pelo público na última sexta-feira (27), durante a entrega do sexto prêmio IDEA/Brasil, edição brasileira do International Design Excellence Awards (IDEA). O Senai no Paraná foi um dos premiados, conquistando ouro na categoria “Pesquisa”, através da coordenação de Nilson Violato, gerente da unidade do Sistema Fiep em Arapongas, no projeto “Biomas do Consumo – Referências do Mobiliário”. A publicação foi realizada pelo Senai Nacional, por meio da Rede Senai Design. O Senai +Design também foi premiado com bronze nas categorias “Design Estratégico”, com o projeto de reformulação de marca da Móveis JOR, e “Sala de Estar e Quarto”, com a poltrona Blue Note.

Edson Campagnolo, presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), acredita que premiações como esta são conexões que permitem aos participantes alcançar outros mercados. “Temos a plena convicção que a parceria que firmamos para a realização deste evento é apenas o início de uma longa caminhada”, diz Campagnolo. Ainda segundo o presidente, inovação e design são pontos-chave para alavancar a competitividade industrial. “Se não investirmos em inovação, tecnologia e design para diferenciar nossos produtos e torná-los mais competitivos, não conseguiremos reverter a atual situação da participação da indústria no PIB brasileiro. Na década de 1970, essa fatia representava cerca de 30%. Hoje, são menos de 15%”, finaliza.

clique para ampliar>clique para ampliarEquipe do Senai +Design recebeu bronze em duas categorias (Foto: Gelson Bampi)

Criado pela Industrial Designers Society of America (IDSA), o IDEA é o maior e mais importante prêmio de design dos EUA, reconhecendo a excelência e apontando tendências do design americano e mundial há mais de 30 anos. A premiação brasileira é a única edição do IDEA Awards fora dos Estados Unidos, e já se consolidou como um dos grandes parâmetros de excelência no desenvolvimento do design nacional. Leia mais.