24/09/2013

Paraná perde Altavir Zaniolo, ex-presidente da Fiep

Ele faleceu na manhã da última quarta-feira (18), aos 91 anos; atual presidente da entidade, Edson Campagnolo destaca importância da gestão de Zaniolo para o setor industrial do Estado
clique para ampliar>clique para ampliarZaniolo, ao centro, junto a dois outros ex-presidentes da Fiep – Mário de Mari e Rodrigo da Rocha Loures – na inauguração do Espaço Sindical (Foto: Mauro Frasson))

Faleceu na manhã da última quarta-feira (18), em Curitiba, o ex-presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Altavir Zaniolo. Ele tinha 91 anos e estava internado desde o último sábado no Hospital Evangélico. O velório acontece a partir das 15 horas desta quarta, na capela 5 do Cemitério Parque Iguaçu. O sepultamento será na quinta (19), às 10h30, no mesmo local.

O atual presidente da entidade, Edson Campagnolo, lamentou a perda e destacou a importância da gestão de Zaniolo para a ampliação do atendimento do Sistema Fiep às indústrias de todo o Paraná. “Altavir Zaniolo foi um empreendedor e um gestor com visão extraordinária, que percebeu a necessidade de o Sistema Fiep atender a indústria do Paraná como um todo”, disse Campagnolo. “Em sua gestão a entidade intensificou a criação de unidades no interior do Estado e também em Curitiba, deixando um importante legado que beneficia o setor industrial paranaense até hoje”, completou.

Gestão – Nascido em 6 de julho de 1922, em São José dos Pinhais, Zaniolo era técnico em Administração e Contador. Ao longo de sua vida empresarial, teve forte atuação em prol do desenvolvimento do Paraná, integrando diversos organismos de representação empresarial. Foi, inclusive, o criador do Conselho Superior de Economia das Classes Produtoras do Estado. Chegou à presidência da Fiep em 1974, permanecendo no cargo por três mandatos, até 1986.

Em sua gestão, inaugurou importantes estruturas do Sistema Fiep e ampliou a atuação da entidade no interior do Estado. É realização de Zaniolo, por exemplo, a construção, em 1983, do Clube do Trabalhador do Sesi, no bairro Boqueirão, em Curitiba. Também foi o responsável pela implantação de Centros de Formação Profissional do Senai em Ponta Grossa, Cascavel, União da Vitória, Rio Branco do Sul e na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Outras unidades do Senai erguidas por sua gestão foram o Núcleo de Formação Profissional de Apucarana, o Núcleo de Assessoria às Empresas de Toledo e a Escola Técnica de Saneamento, também na CIC.

Homenagem – Em 25 de setembro de 2010, o ex-presidente foi homenageado pela Fiep com a inauguração de uma estrutura que leva seu nome: o Espaço Sindical da Indústria Altavir Zaniolo. Localizado na CIC, em uma área de 10 mil metros quadrados, o espaço é disponibilizado aos sindicatos filiados à Federação para realização de eventos e treinamentos voltados ao setor industrial paranaense.

Na época com 88 anos, Zaniolo demonstrou humildade ao receber a homenagem e ter relembradas suas realizações à frente da Fiep. “Realizei aquilo que era apenas minha obrigação como presidente do Sistema Fiep”, disse. Ele também justificou os motivos que o levaram a ampliar as ações da entidade no interior do Estado e o apoio que recebeu para isso. “Sabendo que a receita da Fiep vinha da contribuição dos empresários, resolvi interiorizar os serviços do Sesi e do Senai. Logo apareceram prefeitos que doavam terrenos para nossas obras”, contou Zaniolo.