Perfil24/09/2013 - Atualizado em 26/09/2013

Dez anos de carreira e infinitos resultados

Cleriane Lopes Denipoti começou como estagiária em Maringá e hoje é professora, consultora, coordena cursos e o organismo de certificação de produtos do Senai
clique para ampliar>clique para ampliarCleriane, à esquerda, e colaboradores da unidade em Maringá (Foto: Divulgação)

Uma carreira profissional repleta de desafios, guiada pelo comprometimento e transparência, valores que a colaboradora do Senai em Maringá, Cleriane Lopes Denipoti, não abriu mão em nenhum momento da sua vida. “Entrei no Sistema Fiep há 10 anos, quando resolvi encerrar minha carreira de modelo e iniciar o curso de Administração na Universidade Estadual de Maringá”, conta.

A primeira oportunidade dentro da instituição foi como estagiária do IEL na área de atendimento ao cliente do Senai no município. Em seguida, Cleriane foi chamada para cobrir a licença maternidade de uma colaboradora que trabalhava na documentação escolar. “Encerrei meu estágio e comecei a atuar como auxiliar administrativo. Era para eu ficar apenas seis meses, mas acabou durando até hoje”, brincou.

Mas as novidades na carreira de Cleriane não pararam por aí. Trabalhar no setor administrativo fez com que a colaboradora conhecesse os processos e diferentes áreas do Senai e despertou a vontade de atuar também na área técnica. “Na época fui incentivada pelo gerente que estava estruturando a unidade do Senai CTM, Luiz Antônio Mendonça, e decidi tentar uma vaga no cargo de técnica de ensino na área de gestão”, revelou.  O resultado foi a aprovação no processo seletivo. “Nunca me esqueço, após fazer a prova e a entrevista, que ouvi a frase ‘Você foi a escolhida”, disse ela, contando que mais 20 candidatos concorreram ao cargo.

clique para ampliar>clique para ampliarCleriane, ao lado do marido e seu filho, o pequeno Heitor (Foto: Arquivo pessoal)

“Após esse dia me tornei professora, coordenadora de curso técnico, palestrante e consultora”. Cleriane também trabalha na área de serviços técnicos e inovação e é coordenadora do organismo certificador de produtos do Senai no Paraná. Nesse tempo, ela concluiu uma especialização em engenharia de produção e mais uma faculdade, a de pedagogia.

Entre os principais desafios vividos em sua carreira está a constante busca por atualizações e referências. “A indústria é ágil e nossas respostas sempre tiveram que apresentar velocidade compatível ou a frente do mercado”, revelou. Outro desafio, segundo ela, é o relacionamento com as pessoas. “Lidar com as diferenças exige exercício e esvaziar-se de si mesmo. É um conceito que não aprendemos na faculdade”.

Algumas situações vividas no Sistema Fiep marcaram a vida profissional e pessoal da colaboradora, entre elas, a coordenação das atividades de criação e direção do Organismo de Certificação de Produtos do Senai Paraná . “O organismo teve recentemente sua competência atestada pela coordenação geral de acreditação do Inmetro e hoje é referência nacional na certificação compulsória de colchões e colchonetes de espuma flexível de poliuretano”.

clique para ampliar>clique para ampliarCleriane e seu filho Heitor. As horas vagas são dedicadas integralmente à família. (Foto: Divulgação)

“O Sistema Fiep é o centro da minha linha de atuação profissional. Aqui eu desenvolvi um conhecimento transversal que me trouxe maturidade para enfrentar uma série de situações”, conta, avaliando os dez anos da carreira construída na entidade. Por todas essas oportunidades, ela destaca também a presença e fidelidade de Deus em todos os momentos.

Cleriane tem 33 anos e é natural de Maringá. Ela é casada há oito anos com Carlos Henrique Denipoti e tem um filho de três anos, o Heitor. “Nas horas vagas, como boa italiana, gosto mesmo é de cozinhar uma massa, abrir um vinho e estar integralmente dedicada a momentos com a família e amigos”.

Apesar de o planejamento estar na base de formação de Cleriane, quando o assunto é o futuro, ela revela que deixa a vida cuidar disso. “Nos últimos tempos percebi que meus planos são sempre são surpreendidos com as novidades e inovações do presente”, finalizou.