17/09/2013

Fórum Futuro 10 apresenta demandas prioritárias à bancada federal

Intenção é que obras sejam incluídas nas emendas ao orçamento federal; investimentos no Porto de Paranaguá são considerados essenciais
clique para ampliar>clique para ampliarO deputado Marcelo Almeida, o coordenador do Fórum Futuro 10, Guilherme Cunha Pereira, o presidente da Fiep, Edson Campagnolo, o senador Sérgio Souza e o secretário José Richa Filho, durante a reunião com a bancada (Foto: Gilson Abreu)

As principais entidades representativas paranaenses, reunidas no Fórum Permanente Futuro 10 Paraná, apresentaram nesta segunda-feira (16) a integrantes da bancada federal um levantamento com as obras que consideram prioritárias para melhorar a infraestrutura de transportes do Estado. No encontro, realizado na Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), ficou evidente a necessidade de mais investimentos especialmente no Porto de Paranaguá, a fim de que ele atenda o constante crescimento da produção.

O presidente da Fiep, Edson Campagnolo, explicou que a intenção da reunião com representantes do Paraná no Congresso Nacional foi fornecer subsídios para que os parlamentares possam incluir em suas emendas aos orçamento da União algumas das obras consideradas essenciais em rodovias, ferrovias, portos, aeroportos e dutovias. “Queremos unir todas as entidades empresariais e as lideranças políticas em torno de um único objetivo: o Paraná”, disse. “Pleiteamos que as emendas da bancada paranaense sejam destinadas para melhorar a infraestrutura de transportes do Paraná, fator fundamental para o aumento da competitividade do nosso setor produtivo e o desenvolvimento do nosso Estado”, acrescentou.

Na apresentação das demandas, ficou claro que investimentos que tornem mais ágil o escoamento da produção no Porto de Paranaguá são essenciais para evitar um colapso no sistema de logística do Paraná. Entre as intervenções propostas, o Fórum Futuro 10 aponta a necessidade de agilizar o processo se novos arrendamentos e licitações na área do porto, além da ampliação do terminal, com a construção de novos cais. Melhorias nas vias terrestres de acesso ao porto, realização de dragagens de regularização e aprofundamento no canal de acesso de navios e a modernização de equipamentos do Corredor de Exportações também estão entre as prioridades. Leia mais sobre o assunto.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.