16/09/2013 - Atualizado em 17/09/2013

Sessões de cinema incentivam o respeito à diversidade cultural

clique para ampliar>clique para ampliarNas sessões, os alunos assistem a filmes e documentários que retratam a história do povo paranaense (Foto: Divulgação)

Todos os meses, no Colégio Sesi em Ponta Grossa, os alunos participam de uma sessão de cinema. A ação tem como objetivo ampliar os conhecimentos culturais e sociais dos estudantes sobre o Paraná e incentivar o respeito com a diversidade cultural. São filmes e documentários que retratam a história do Estado e de seus moradores em diversas cidades.

Na primeira sessão que aconteceu no final de agosto, os alunos assistiram ao filme “Geada Negra”, que retrata as grandes dificuldades que o povo paranaense que vivia nas lavouras passou por conta de uma geada que dizimou as plantações de café. A sessão teve como objetivo mostrar como é a vida no campo e de como ela é importante para quem mora na cidade.

Diretor regional do Senai visita empresas e unidade em Ponta Grossa

clique para ampliar>clique para ampliarMarco Antonio Areias Secco e colaboradores do Senai em Ponta Grossa, junto ao modelo XF da DAF-Caminhões (Foto: Divulgação)

O diretor regional do Senai no Paraná, Marco Secco, visitou no dia 06 de setembro a Masisa do Brasil, empresa localizada em Ponta Grossa. Na ocasião, o Senai firmou parceria para ampliar os cursos na área de madeira e mobiliário visando a formação de mão de obra qualificada na região.

Secco também visitou a área automotiva do Senai, que congrega treinamentos que atendem a empresa DAF-Caminhões, instalada na cidade, além de cursos voltados para a comunidade. O diretor regional também participou das comemorações pelos 70 anos do Senai, realizada na unidade, com a presença dos colaboradores.

Senai realiza capacitação para trabalhadores da Sanepar

clique para ampliar>clique para ampliarTrabalhadores da Sanepar que participaram de um dos treinamentos de espaços confinados realizados pelo Senai em Ponta Grossa (Foto: Divulgação)

O Senai em Ponta Grossa está realizando para colaboradores da Sanepar diversos cursos de “Capacitação para trabalhadores e vigias em espaços confinados”, que seguem a norma NR-33. Três turmas já forma concluídas entre os dias 19 de agosto e 04 de setembro. A capacitação é ministrada pelo professor Robert de Souza e faz parte de convênio estadual entre as entidades. O curso prepara os colaboradores para o trabalho em espaços confinados.

Por meio da capacitação, eles estão preparados para identificar espaços confinados, avaliar e controlar riscos existentes, além de conheceram o funcionamento dos equipamentos utilizados, procedimentos e utilização da permissão de entrada, trabalho em espaços confinados e noções básicas de primeiros socorros.

clique para ampliar>clique para ampliarTrabalhadores da Sanepar durante capacitação de segurança no trabalho em altura (Foto: Divulgação)

O Senai também realiza na empresa o curso de “Segurança no Trabalho em Altura (NR-35)”. O curso é ministrado pelo mesmo professor e quatro turmas já foram concluídas entre agosto e setembro. A capacitação é obrigatória para trabalhadores envolvidos em atividades executadas acima de dois metros do nível inferior, onde haja risco de queda.

Alunos revitalizam bosque no Colégio Sesi em Ponta Grossa

Alunos que fazem parte da oficina de aprendizagem “Metamorfose” estão revitalizando o bosque localizado atrás da instituição de ensino. A ação é realizada em parceria com o programa “União faz a vida”. Todo o lixo do local será retirado e os troncos das árvores serão pintados.  A iniciativa mostra aos estudantes que é possível transformar um espaço antes abandonado em um ambiente de convívio para a comunidade do município.

Os alunos também estão engajados em mais uma ação. Eles trabalham para revitalizar o Rio Ronda, retirando o lixo e conscientizando os moradores sobre a importância da conservação do local. A intenção é que este também se torne um espaço de convivência, com a retirada do lixo, pintura e identificação das árvores que estão em volta do rio.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.