27/08/2013

Programa Cozinha Brasil, do Sesi, é implantado na Guatemala

Inserido no Pacto Hambre Cero, que já seguiu o modelo do programa brasileiro Fome Zero, a tecnologia social desenvolvida pelo Sesi promove a capacitação para produzir alimentação com baixo custo e alto valor nutricional
clique para ampliar>clique para ampliarVisita do grupo de trabalho e lideranças locais ao INCOPAS – Instancia de Consulta y Participación Social, que tem com foco a segurança alimentar, na Guatemala (Foto: Divulgação)

O Cozinha Brasil, programa de educação alimentar desenvolvido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), que tem como um dos pilares a promoção de uma   alimentação saudável e de baixo custo,  foi implantado este mês na Guatemala.  “O programa será implantado como política pública, inserido no Pacto Hambre Cero Guatemala, que já seguiu o modelo do programa Fome Zero, do governo brasileiro”, explicou o superintendente do Sesi no Paraná, José Antonio Fares. Segundo ele, o Paraná foi o departamento regional distinguido pelo Conselho Nacional do Sesi em virtude dos bons resultados que o programa tem apresentado no Estado.

No início de agosto, a coordenadora técnica do Cozinha Brasil, Vera Coimbra, e a nutricionista Ana Paula Remer, ambas do Sesi no Paraná, participaram de uma missão internacional na Guatemala. A meta da missão foi iniciar a capacitação da equipe técnica guatemalteca com vistas à construção de um material didático próprio para o “Cocina Guatemala”. Lá, as duas representantes do Sesi puderam conhecer a cultura alimentar e os recursos disponíveis à operacionalização do programa naquele país. A partir disso, começarão a assessorar a equipe técnica guatemalteca responsável pela adequação da metodologia Cozinha Brasil à realidade local.

clique para ampliar>clique para ampliarAlguns cursos do programa são realizados em caminhões adaptados (Foto: Divulgação)

Segundo Vera Coimbra, o interesse pelo programa Cozinha Brasil foi despertado a partir de um evento realizado pela FAO – Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. “A FAO, reconhecendo o Cozinha Brasil como um modelo a ser seguido na promoção de uma alimentação saudável e de baixo custo, em 2012 realizou um workshop para divulgar o programa, que teve a participação de vários países, entre eles a Guatemala”, contou a coordenadora técnica do Sesi.

Sobre o Cozinha Brasil - Criado em 2004, o Sesi Cozinha Brasil oferece cursos de educação nutricional aos trabalhadores das indústrias e seus familiares e à comunidade em geral, levados em unidades móveis (caminhão adaptado) ou em unidades fixas ou semifixas. Uma das linhas dessa tecnologia social é o melhor aproveitamento dos alimentos, orientado para o uso de partes não convencionais, tais como cascas, talos e sementes, que normalmente seriam descartados.

O programa está implantado em todos os Estados e, desde seu início, já beneficiou cerca de um milhão de pessoas, em mais de dois mil municípios brasileiros.  No Paraná, onde começou a funcionar em 2005, o Cozinha Brasil já capacitou quase trinta e oito mil pessoas, através de cursos realizados em parceria com indústrias, prefeituras e outras organizações, em 123 municípios.

A tecnologia social Sesi Cozinha Brasil já está implantada, também, em Moçambique e no Uruguai. Depois da Guatemala, será a vez de Honduras e El Salvador.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.