Talento09/10/2012

Paixão pelo Badminton

Conheça a colaboradora Rubia Yuraki Ishioka, de Londrina. Ela pratica o Badminton desde os 13 anos e já participou de diversas competições

clique para ampliar clique para ampliarNa direita, Rubia e sua dulpa nas competições, Cintia. (Foto: Divulgação)

Um esporte de raquete, muito parecido com o tênis, só que ao invés da bolinha, uma peteca. As regras são parecidas com as de um jogo de vôlei, em set de 21 pontos. Segundo esporte mais praticado no mundo, depois do futebol, o badminton é jogado no simples (individual) ou duplas masculina, feminina ou mista.

Esse é o esporte da colaboradora Rubia Yuraki Ishioka, de 22 anos, que começou a praticar o Badminton com apenas 13 anos, ainda quando morava na cidade de Palmas. "Um amigo viajou e na volta trouxe os acessórios de badminton. Começamos a jogar por lazer e tão logo a participar de campeonatos", conta ela.

Rubia diz que o esporte faz bem para o corpo e  mente.  "O badminton proporciona um grande gasto de calorias, sendo ideal para aqueles que pretendem fazer uma ótima atividade física, perder e controlar o peso. O esporte também ajuda na parte mental, pois cada jogada deve ser pensada rapidamente", explica.

Ela começou a carreira no Sistema Fiep como estagiária em 2009 e atualmente trabalha na área de Apoio ao Planejamento e Administração do Senai, em Londrina. A colaboradora estuda Administração de Empresas, curso que termina ainda neste ano.

Para quem ainda não pratica o esporte, pode parecer fácil, mas Rubia conta que quando se pratica o Badminton, é preciso muita coordenação motora, agilidade, flexibilidade e atenção. A colaboradora já participou de diversos campeonatos e conta que em cada um, a sensação é diferente. "Como em todo esporte você, tem vezes que não está em um bom dia, outras vezes faz coisas que nem imaginava que conseguiria", disse.

clique para ampliar clique para ampliarColeção de medalhas da atleta, que promete voltar a praticar o esporte e mostrar ainda mais talento nas quadras (Foto: Divulgação)

Segundo ela, por mais que as estratégias de jogo sejam conhecidas pelos atletas, o Badminton é cheio de surpresas. "As vezes uma estratégia que você achou que poderia fazer no jogo não dá certo, então você tem que achar outros meios", afirmou.

Na família de Rubia, não é somente ela que pratica o esporte, mas também seus irmãos. "Acho que eles viram em mim um exemplo a ser seguido, principalmente quando tentei conciliar o badminton, a faculdade e o trabalho", revela.

A irmã Raíssa, de 19 anos e Lucas, de 16 anos, também são talentos no Badminton e praticam o esporte por meio do Sesi Atleta do Futuro, no centro de Referência em Badminton, que fica em Arapongas.

Devido a rotina do dia a dia e o término da faculdade, Rubia parou os treinos por um tempo. "Logo que me formar pretendo voltar aos treinos, talvez não como atleta de ponta como antes, mas para participar dos campeonatos regionais e estaduais, pegar o ritmo de jogo, melhorar minha capacidade respiratória e física e viajar para rever amigos de outras cidades e descansar um pouco", conta.

clique para ampliar clique para ampliarRubia, amigos e seus irmãos, Lucas e Raíssa (de camiseta laranja) (Foto: Divulgação)

Para  ela, uma das dificuldades dos praticantes do esporte é que ele ainda não é muito reconhecido e divulgado no país. "Não é fácil encontrar patrocinadores", afirma. No entanto, Rubia comemora a existência de projetos, como o Atleta do Futuro do Sesi em Arapongas, que treina crianças e jovens para praticar a modalidade e conta com o apoio da empresa Caemmun.

Segundo o gestor do Centro de Referência em treinamento de Badminton de Arapongas, Ricardo Gonçalves, o Sesi Atleta do Futuro tem toda a estrutura para a pratica do esporte, como treinamentos especializados, materiais, acessórios e alimentação. Os alunos do projeto também participam de campeonatos nacionais e internacionais. "Esta metodologia fez o número de praticantes de Badminton passar de zero para 200 em 6 meses", destaca Gonçalves.

Confira os prêmios já recebidos por Rubia:

2ª Etapa Circuito Paranaense de Badminton Londrina Country Club Londrina - PR 2008
1º Lugar Dupla Mista
1º Lugar Simples Feminino
1º Lugar Dupla Feminina

7º Santa Monica open de Badminton 2ª Etapa Sul - brasileiro de Badminton Curitiba - PR 2009
2º Lugar Dupla Mista
1º Lugar Simples Feminino
2º Lugar Dupla Feminina

3ª Etapa Circuito Paranaense de Badminton Palmas - PR 2009
1º Lugar Dupla Mista
2º Lugar Simples Feminino
1º Lugar Dupla Feminina

DEIXE SEU COMENTÁRIO

1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.