Alimentação19/06/2012 - Atualizado em 21/06/2012

Bateu aquela fome na hora do trabalho?

Confira dicas de lanches saudáveis e práticos para o dia a dia

clique para ampliar clique para ampliarColaboradores já apostam em uma alimentação mais saudável no dia a dia do trabalho. Na foto a colaboradora do RH, Simone Ukachenski, que consome frutas durante a semana. (Foto: Gelson Bampi)

Uma alimentação equilibrada tem grande importância no dia a dia, pois reflete em saúde e bem-estar. Mas comer bem não significa comer bastante, mas sim com qualidade e de forma fracionada. Segundo a nutricionista e colaboradora do Sistema Fiep, Ana Carolina Knaut, é preciso que a alimentação aconteça de três em três horas, isto é, além do café da manhã, almoço e jantar, é preciso fracionar a alimentação, com lanches nos intervalos entre uma refeição e outra.

Se bater aquela fome no ambiente de trabalho, o ideal é evitar doces, refrigerantes e chocolates, trocando essas guloseimas por opções mais saudáveis e nutritivas.  Confira algumas dicas de lanches rápidos e saudáveis para comer no ambiente de trabalho. Você pode mandar dúvidas no e-mail nossosistema@fiepr.org.br

Frutas
As frutas são ótimas opções para o lanche, pois são ricas em vitaminas, minerais e fibras. São práticas de serem consumidas como a banana, pera, maçã, caqui, pêssego, uva, e também frutas como abacaxi e melão. Elas também podem ser acomodadas e cortadas em potinhos. Frutas secas, como ameixa, damasco e figo também são boas opções. Sementes de abóbora e girassol (não torradas ou salgadas) também podem ser consumidas nos intervalos das principais refeições.

Biscoitos
O ideal, segundo Ana, é consumir biscoitos sem recheios. De preferência orgânicos e integrais, como os de aveia, gergelim, linhaça. Barras de frutas e cereais são fontes de energia e fáceis de carregar na bolsa, outra opção são os biscoitos de polvilho e arroz, biscoitos água e sal. "mas é preciso evitar o tipo "club", que são ricos em gordura", conta Ana.

Iogurtes e sucos
Leite fermentado como Yakult, podem ser levados na bolsa e iogurte de frutas, se tiver acesso a uma geladeira para guardá-los. Sucos de soja ou de frutas á base de néctar, água de coco também são ótimas opções.

clique para ampliar clique para ampliarColaboradores da Sede, em Curitiba, fazem parte do Click Fruta e recebem duas frutas para serem consumidas em cada dia da semana (Foto: Gelson Bampi)

Pães
Se a fome for um pouco maior nos intervalos, é possível consumir pães do tipo bisnaguinha ou integrais, sanduíches com frios e naturais (se tiver acesso a uma geladeira para guardá-los), torradas e geleia de frutas, mas nada exagerado.

Cereais
Outra opção é trazer em potinhos, cereais como aveia, granola, linhaça, e misturar com o suco ou iogurte.

Oleaginosas
Uma excelente opção é  misturar oleaginosas, como castanha do Pará, castanha de caju, nozes, avelã, amêndoas e pistache e consumir nos intervalos das alimentações. Mas, apesar dos benefícios para a saúde, elas são calóricas.  A maioria dos estudos sobre alimentação sugerem a ingestão de 50 - 60g de oleaginosas por dia.

E o chocolatinho?
Se bater aquela vontade de comer chocolate, de preferência aos amargos e consumo liberado é de aproximadamente 30g por dia.

Fruta todo dia!
Alguns colaboradores do Sistema Fiep estão investindo em uma atitude saudável e que vem dando muito certo: o consumo de pelo menos duas frutas, diariamente. Na sede, em Curitiba, são as próprias colaboradoras do Sesi Paraná, Liz Pérola Mazza Vieira e Neiane da Silva Azevedo Andreato, que distribuem as frutas diariamente para cerca de 100 colaboradores. Elas criaram uma empresa chamada Click Frutas, que oferece duas opções de frutas, já higienizadas e prontas para o consumo, para os colaboradores.

clique para ampliar clique para ampliarNeiane e Liz Pérola, colaboradoras que administram o Click Frutas, na sede, em Curitiba (Foto: Gelson Bampi)

As frutas chegam por volta das 9h30, o que garante um lanche saudável no período da manhã e da tarde. Segundo Ana, esta é uma iniciativa muito importante para a adoção do hábito saudável de ingestão diária de frutas, que são ricas em fibras, vitaminas e minerais. "É um benefício para a saúde e bem estar dos colaboradores do Sistema Fiep", revela.