Desenvolvimento20/12/2011

Representantes da Fiesp conversam com agentes de desenvolvimento local

Em visita ao Sistema Fiep, diretora do Sesi SP e assessor da presidência conhecem o trabalho desenvolvido nas comunidades

clique para ampliar clique para ampliarRepresentantes da Fiesp aprovaram o trabalho desenvolvido pela Rede de Desenvolvimento Local (Foto: Camila Camargo)

A diretora do Sesi São Paulo, Tereza Toshiko Watanabe e o assessor estratégico da presidência da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Carlos Alberto Demeterco visitaram a Rede de Desenvolvimento Local, no dia 13 de dezembro, a convite do ex-presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures. A proposta da visita foi de conhecer melhor o trabalho desenvolvido pelos agentes nas comunidades de Curitiba e Região Metropolitana. Os agentes de desenvolvimento local tiveram a oportunidade de relatar suas experiências, assim como contar sobre sua relação com a comunidade.  Carlos ainda ressaltou a possibilidade da proposta ser implantada em São Paulo. "É preciso avaliar e estudar com profundidade para verificar a viabilidade de se implantar uma metodologia como essa. Precisamos analisar o projeto em seu âmbito econômico e político para que não haja consequências para a instituição", declarou. Tereza Toshiko Watanabe parabenizou o trabalho das Redes e também demonstrou grande interesse em desenvolvê-lo pelo Sesi em São Paulo, assim como expandi-lo para todo o Brasil.

Universidade Católica de Brasília conhece a Rede

clique para ampliar clique para ampliarProfessores elogiaram o trabalho feito em Curitiba e destacaram a importância da inserção do universitário nas comunidades (Foto: Priscila Bortolozzo)

Professores da Universidade Católica de Brasília (UCB) vieram a Curitiba, no dia 12 de dezembro, para conhecer as Redes de Desenvolvimento Local. No encontro, a coordenadora do projeto, Soraia Melchioretto, explicou como os estudantes universitários atuam nas comunidades de Curitiba e região metropolitana e transformam-se em agentes de desenvolvimento. Na oportunidade, os professores puderam conhecer a metodologia de formação de rede em uma localidade, como ela coopera com o desenvolvimento e também sobre o Arranjo Educativo Local, que atuará em conjunto com as Redes a partir de 2012.  Entretanto, o que mais chamou a atenção dos visitantes foi o envolvimento dos estudantes neste processo. "O mais interessante que vimos aqui é a possibilidade de você trabalhar com as pessoas da própria comunidade com a participação direta dos universitários",  comentou a professora da UCB Claudia Gomes Garcia.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.