Soluções para Empresas06/12/2010

Centro Internacional de Negócios (CIN)

clique para ampliar clique para ampliarDa direita para esquerda, Janet Pacheco e a equipe do Centro Internacional de Negócios (Foto: Márcia Prestes)

O Centro Internacional de Negócios (CIN) do Sistema Fiep pertence à Rede Brasileira dos Centros Internacionais de Negócios, que trabalha pela internacionalização de empresas brasileiras, e é responsável, entre outros produtos e serviços, pela emissão dos Certificados de Origem. Conheça mais a respeito do assunto, na entrevista com a coordenadora do CIN, Janet Pacheco.

1- Qual é o papel do CIN?

Janet Pacheco - O Centro Internacional de Negócios do Paraná tem por objetivo atuar de forma estratégica e ativa na internacionalização das indústrias paranaenses, incentivando-as ao desenvolvimento sustentável, além de promover a integração comercial nas diversas oportunidades de negócios.  O CIN visa fomentar a cultura exportadora das indústrias, melhorando a competitividade dos produtos no mercado interno e externo.

2 - O que é o Certificado de Origem e qual sua importância como solução para as indústrias?

Janet Pacheco - O Certificado de Origem é um documento importante que atesta a origem da mercadoria, acompanha e confere ao seu detentor o direito de se beneficiar dos Acordos Internacionais que concedem alíquotas preferenciais aos países signatários. Munido do Certificado de Origem, o importador obterá uma redução ou isenção dos tributos a pagar. Por conta disso, o produto se torna mais competitivo, tendo mais oportunidade de penetração nos mercados com os quais o Brasil mantém esses acordos.

Existem vários modelos de certificado de origem:
- certificado de origem comum
- certificado de origem para países da ALADI
- certificado de origem- MERCOSUL
- certificado de origem formulário do Sistema Geral de Preferências - SGP

3 - Qual a vantagem dos certificados digitais e desde quando o Sistema FIEP trabalha com eles?

Janet Pacheco - Com o Certificado de Origem Digital - COD, as empresas exportadoras obtêm maior simplificação do processo e agilidade na emissão desse documento. Com isso a empresa economizará tempo no processamento de dados e documentos.

O processo consiste basicamente em três fases: a elaboração do processo produtivo da mercadoria, a fatura comercial e o certificado de origem.

O sistema COD está emitindo certificados de origem desde maio de 2009.