Pronatec08/07/2014

500 alunos se formam em Curitiba e região metropolitana

Uma solenidade com a presença do ministro da Educação, Henrique Paim, na última sexta-feira (4), em Curitiba, marcou a formatura de 500 estudantes de Curitiba e região metropolitana capacitados pelo Pronatec. Eles são parte dos alunos que concluíram cursos técnicos ou de qualificação gratuitos ofertados na capital e Região Metropolitana, através do programa do governo federal, por três instituições parceiras: os Serviços Nacionais de Aprendizagem Industrial (Senai),  Comercial (Senac) e do Transporte (Senat).

Veja fotos da formatura

Durante a solenidade, o ministro destacou a importância das parcerias com as instituições do Sistema S para o sucesso do Pronatec, que desde sua criação, em 2011, já registrou 7,4 milhões de matrículas em todo o país. “Queremos garantir a qualidade dos cursos ofertados pelo programa, e isso está centrado na qualidade dos nossos parceiros, como o Senai, o Senac e o Senat. Não adianta ter número grande de matrículas se não tivermos qualidade na formação”, afirmou Paim.

O ministro disse ainda que o Pronatec é um símbolo da retomada da educação profissional no Brasil que, segundo ele, foi relegada a segundo plano por várias décadas. “O Pronatec veio para mudar essa história. Principalmente por garantir a gratuidade dos cursos, porque as oportunidades têm que ser iguais para todos. Hoje, todos os que querem fazer um curso de qualificação profissional têm essa oportunidade”, declarou.

O vice-presidente da Fiep, Hélio Bampi, que na solenidade representou o presidente, Edson Campagnolo, também afirmou que o Pronatec significa um grande avanço no ensino profissionalizante brasileiro. “A capacitação proporcionada pelo programa ajuda a aumentar a produtividade da indústria, que depende de qualificação, e contribui para a distribuição de renda no país”, disse, ressaltando o fato de vários dos formandos saírem dos cursos já empregados.

Leia a matéria completa

Assista à reportagem da TV Fiep

clique para ampliar>clique para ampliarEm São José dos Pinhais, os alunos participaram da formatura no dia 3 de julho
clique para ampliar>clique para ampliarEm Pinhais, alunos também participaram da formatura do Pronatec em parceria com a prefeitura do município

DEIXE SEU COMENTÁRIO

1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.