SUSTENTABILIDADE02/06/2017 - Atualizado em 05/06/2017

5 formas de ajudar o planeta!

Hoje comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente. Você está fazendo sua parte?

Dia das mães, dos pais, do trabalho. São muitas as datas para celebrar. Mas e do Dia Mundial do Meio Ambiente, você já ouviu falar? Há 45 anos comemorado em 5 de junho, a data tem por finalidade estimular a adoção de uma postura crítica e ativa em relação aos problemas ambientais.

Quando o assunto é meio ambiente, todos temos nossos papéis e reponsabilidades. O Sistema Fiep, por exemplo, por meio de sua Gerência de Meio Ambiente e Sustentabilidade, do Conselho temático de Meio Ambiente e do Instituto Senai de Tecnologia em Meio Ambiente e Química, desenvolve projetos, capacitações e eventos para promover a sustentabilidade nas indústrias e prepará-las para novas regulamentações e políticas ambientais.

Dentro da empresa, temos adotado medidas para reduzir nossos impactos, como trocar gradualmente lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED, que economizam mais energia, e instalar centrais de impressão para reduzir o consumo desnecessário de papel.

Percebeu que todas as ações também dependem da nossa contribuição? Confira algumas formas de mostrar que você se preocupa com o nosso planeta:

1. Minha caneca, minha melhor amiga
Façamos uma conta rápida: se cada colaborador utilizar seis copos plásticos descartáveis todos os dias, considerando que somos cerca de 4 mil em todo o Paraná, em apenas um mês teríamos descartado quase meio milhão de copinhos! Já pensou nisso? Então faça sua parte e torne sua caneca a companheira de todos os dias.

2. Impressão consciente
Mesmo que o papel venha de fontes renováveis, como os reflorestamentos, vamos fazer a nossa parte para contribuir com o consumo sustentável de recursos naturais. Imprima apenas o que realmente for preciso e, sempre que possível, utilize os dois lados da folha.

3. Se ligue, desligue!
Desligue o monitor ao se afastar do computador. Se o afastamento for por um longo período (fim de semana, por exemplo), desligue também a CPU. Em períodos mais curtos, o modo stand by pode ajudar!

4. Viva a tecnologia
A tecnologia está aí para simplificar nosso dia a dia em muitas coisas, como reduzir distâncias. Por isso, sempre que possível, utilize ferramentas de videoconferência para fazer reuniões e assim, evitar a emissão de CO² pelos meios de transporte.

5. De carona
Caso você vá sozinho de carro todos os dias para o trabalho, tente mudar essa atitude. Verifique se há colegas que fazem o percurso parecido com o seu e combine uma carona. Faça um revezamento de carros e, a cada semana, um pode ser o motorista da rodada. Assim você economiza combustível, polui menos e ainda faz novas amizades!