Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




SESI SAUDÁVEL20/05/2016 - Atualizado em 23/05/2016

30 minutos de caminhada podem salvar vidas

Uma simples caminhada tira as pessoas do sedentarismo, ajuda no emagrecimento e previne doenças

No ano passado o Ministério do Esporte divulgou um estudo assustador com os índices do sedentarismo no Brasil. Segundo a pesquisa, 45,9% dos brasileiros não praticam nenhuma atividade física. Dessa quase metade da população, 69,9% sabe dos riscos que corre, já que, junto com a má alimentação e a obesidade, o sedentarismo é apontado como uma das causas de doenças cardiovasculares e crônicas, como hipertensão, diabetes, infarto no miocárdio e acidente vascular cerebral – principais causas de morte no país. Durante o estudo, a principal justificativa foi a falta de tempo.

No entanto, pesquisas recentes comprovam que caminhar diariamente por apenas 30 minutos pode fazer toda diferença, reduzindo o risco de doenças cardíacas e crônicas, depressão e ansiedade, ajudando a reduzir o colesterol e a prevenir alguns tipos de câncer. De quebra, melhora a circulação sanguínea, diminuindo o inchaço das pernas e pés, fortalecendo os músculos e melhorando a postura, e ainda evitando a obesidade consumindo calorias – o gasto vai depender do peso de cada um e intensidade do exercício.

Vale enfatizar que a prática de exercícios é crucial para o envelhecimento saudável, pois além de prevenir doenças, garante melhor mobilidade e capacidade funcional, primordiais para um estilo de vida ativo em um momento de aumento de expectativa de vida.

Veja 5 dicas da equipe de Promoção da Saúde do Sesi:

1) Cuide-se: use tênis e roupas apropriadas, filtro solar, beba água e alongue-se antes e depois de caminhar.

2) Rota e horário: evite caminhar em ruas muito movimentadas e barulhentas porque são perigosas e a ideia é relaxar. Fuja também dos horários mais quentes do dia.

3) Aperte o passo: depois de se acostumar com a sua velocidade inicial, acelere, fazendo a respiração acompanhar o novo ritmo.

4) Contraia a barriga: trabalhando os músculos do abdome constrói-se uma postura correta.

5) Mexa os braços: além de ajudar a manter o ritmo, balançar os braços vigorosamente faz bem para a circulação sanguínea.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.