SEGURANÇA22/07/2016 - Atualizado em 28/07/2016

27 de julho: Dia de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Você sabia que o Brasil foi o primeiro país a ter um serviço obrigatório de segurança e medicina do trabalho em empresas com mais de 100 funcionários?

Com o objetivo de diminuir cada vez mais os acidentes de trabalho, desde 1972, o dia 27 de julho passou a ser o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes no Trabalho, instituído pelo então ministro do trabalho, Julio Barata.

O ministro também atualizou o artigo 164 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), que discorre sobre a atuação e a formação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa).

.

No nosso caso, a Cipa é obrigatória nas unidades com 50 ou mais funcionários. O Sistema Fiep possui 17 Cipas - entre Sesi, Senai e IEL, e uma pessoa designada para a Fiep - que ficam sob a responsabilidade do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), que está na Gerência de Segurança e Saúde para a Indústria, do Sesi. A Sipat, Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, é promovida pelas Cipas. Não confunda Cipa com Sipat!

Ambientes seguros e saudáveis oferecem ao trabalhador condições adequadas para a realização de suas tarefas diárias e, desta forma, favorecem a produtividade.

Veja algumas dicas do SESMT para você estar sempre seguro no trabalho:

• Nunca deixe objetos pesados sobre os arquivos. Eles podem cair e lesionar partes do corpo. Da mesma forma, não os acomode nas gavetas superiores, pois, ao abri-las, podem comprometer a estabilidade dos armários.
  • Não deixe objetos cortantes e perfurantes sem proteção dentro de gavetas.
  • As fiações elétricas devem estar em perfeito estado de conservação. Evite sobrecarregar as tomadas, com a utilização de adaptadores do tipo “T”.
  • Não deixe fiação elétrica espalhada pela sala e em locais de circulação de pessoas, carrinhos e equipamentos em áreas de movimentação de cadeiras.
  • Os objetos que você manuseia com maior frequência durante o seu trabalho devem ficar ao alcance de suas mãos. Isso evita deslocamentos desnecessários durante o dia, que podem gerar estresse, cansaços e dores lombares.
  • Procure ajustar os móveis de sua estação de trabalho de acordo com sua estatura. As pernas, na posição sentada, devem ficar em um ângulo de 90°, assim como os cotovelos sobre a mesa. Se necessário, utilize um apoio para os pés.
  • Não deixe pisos molhados em área de circulação de pessoas. Caso não seja possível limpá-los de imediato, sinalize a condição de risco com uma placa.
  • Comunique toda situação de risco que encontrar em seu ambiente de trabalho e ajude também na solução dos mesmos. Lembre-se: você é o maior responsável por sua segurança. Cuide-se!

Para a indústria

Para ajudar as indústrias a promover um ambiente de trabalho seguro e saudável, o Sesi oferece soluções e consultorias com uma capilaridade de atuação em todo o Estado, por meio de unidades operacionais ou móveis – que vão até a indústria, e com uma equipe de aproximadamente 35 engenheiros de segurança do trabalho, 75 técnicos de segurança, 40 médicos, 23 enfermeiros e 91 técnicos de enfermagem.