Senai 72 anos17/03/2015

2015 será um ano de desafios e realizações

clique para ampliarclique para ampliarTizuko, cortando o bolo, é uma das colaboradoras mais antigas do Senai (Foto: Mauro Frasson)

Criado há 72 anos, o Senai no Paraná é referência em educação profissional e tecnológica, e na indução da inovação e da transferência de tecnologias para a indústria paranaense. A instituição receberá neste ano R$ 80 milhões em investimentos para ampliar sua atuação no Estado.

Segundo o diretor do Senai no Paraná, Marco Secco, 2015 será um ano de grandes desafios e realizações. “Temos grandes metas para este ano. Com os Institutos Senai de Tecnologia e de Inovação em funcionamento, os  novos Centros de Educação Profissional e o Programa de Ações Móveis, pretendemos atender até 90% dos municípios paranaenses”, destaca Secco. “Um dos reflexos da combinação do cenário externo, interno e do tamanho do desafio são as matrículas. A previsão para 2015 chega a 420 mil matrículas”, conta.

A estrutura do Senai no Paraná é atualmente composta por 51 unidades, que atendem mais de 260 municípios. A entidade oferece formação para os trabalhadores da indústria por meio de cursos de iniciação e qualificação e aperfeiçoamento profissional, aprendizagem industrial, cursos técnicos, graduação tecnológica e pós-graduação, além de cursos a distância e in company. O Senai também atua em serviços tecnológicos e inovação através de consultorias, ensaios laboratoriais industriais, além de prestar apoio tecnológico às indústrias. A entidade possui ainda a maior rede privada de laboratórios integrados do país, dando assim apoio para o desenvolvimento da inovação em cooperação com a indústria.

Avanço dos Institutos - Os Institutos Senai de Inovação e Tecnologia fazem parte de uma série de 18 empreendimentos no Paraná financiados através do Programa de Apoio à Competitividade da Indústria Brasileira, com investimentos de quase R$ 190 milhões, sendo R$ 149 milhões financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e R$ 41 milhões de contrapartida do Senai. Criado em 2012 pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Senai Nacional, em parceria com o Governo Federal e apoio do BNDES, o programa tem como missão estimular a inovação e o desenvolvimento tecnológico da indústria, assim como elevar a oferta de educação profissional no Brasil.

Entre as unidades paranaenses que já operam e estão em fase de atualização, ampliação e modernização, recebendo novos equipamentos de alta tecnologia, são os Institutos Senai de Tecnologia em Ponta Grossa (Construção Civil), Londrina (Tecnologia da Informação e Comunicação), Arapongas (Madeira e Mobiliário), Telêmaco Borba (Papel e Celulose), Toledo (Alimentos e Bebidas) e Curitiba, onde está localizado o Instituto de Meio Ambiente e Química, instalado na Cidade Industrial. Em 2013, também foi inaugurado o Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica, o primeiro no país. Localizado em Curitiba, tem como objetivo desenvolver soluções em pesquisa aplicada para diversos segmentos industriais.

Veja fotos da comemoração na Sede e em todo o Paraná

DEIXE SEU COMENTÁRIO

1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.