COMEMORAÇÃO13/05/2016 - Atualizado em 16/05/2016

20 de maio: Dia do Pedagogo

A palavra pedagogia tem origem na Grécia e significa “aquele que ajuda a conduzir o ensino”. Sua definição consiste na ciência que estuda as práticas, métodos e princípios da Educação. O Dia Nacional do Pedagogo é celebrado nesta semana, em 20 de maio.

Você sabia que no Sistema Fiep temos 177 pedagogos? São 110 profissionais que atuam no Sesi, 59 no Senai e 8 na Faculdade da Indústria IEL.

O pedagogo pode atuar em espaços escolares e não escolares, na promoção da aprendizagem de pessoas em diferentes fases do desenvolvimento humano. “O pedagogo é imprescindível para que haja um bom desenvolvimento do processo de aprendizagem. Seu papel frente a processos educacionais é vital para que ele seja planejado, executado e avaliado adequadamente. Em uma época em que há uma forte crise da instituição escolar, um profissional da pedagogia forte e robusto é que será o diferencial para uma boa formação”, explica Matheus Vieira, coordenador do curso de Pedagogia da Faculdade da Indústria IEL.

O nosso parabéns e reconhecimento aos colegas pedagogos e pedagogas por construírem junto com a gente o futuro da indústria!

Veja o que dizem alguns pedagogos do Sistema Fiep:

clique para ampliarclique para ampliarJoanna, do Senai em Cascavel.

“Sinto uma imensa satisfação e gratidão por fazer parte dessa equipe, pois todos os dias somos desafiados e inspirados a fazer mais e melhor, a renovarmos nossa prática de modo criativo e voltado a resultados. O nosso papel como pedagogos é fazer a articulação entre professores, alunos, equipe pedagógica e administrativa, para que todos possam potencializar seus talentos e somá-los, sempre tendo como objetivo o sucesso do nosso aluno”.
Joanna Biavatti
Orientadora pedagógica do Senai em Cascavel

clique para ampliarclique para ampliarElisa, do Colégio Sesi em Pato Branco.

“O pedagogo é muito importante em todo o processo educacional por fazer a articulação de todos os atores envolvidos nesse processo. Estou muito feliz no Colégio Sesi, aprendendo e crescendo todos os dias, e sabendo que estou auxiliando alunos e professores na construção de novos projetos. O Sistema Fiep valoriza a atuação do pedagogo, oferecendo formação continuada e nos dando autonomia para trabalhar”.
Elisa Denardi
Orientadora pedagógica do Colégio Sesi em Pato Branco

clique para ampliarclique para ampliarMatheus Vieira, da Faculdade da Indústria IEL.

Saber que a oferta da Educação, pelo Sistema Fiep, é feita com excelência é algo muito gratificante. O sentimento de gratidão é proporcional ao desafio: formar futuras pedagogas que possam atuar diretamente na formação das nossas crianças e em diferentes projetos. Falar de uma educação significativa é falar de uma educação que agregue valores sociais aos seus envolvidos, e isso, o Sistema Fiep traz em sua capacidade como pratica diária. Sou muito grato por fazer parte desse time!
Matheus Vieira
Coordenador do curso de Pedagogia da Faculdade da Indústria IEL