TRANSPARÊNCIA04/03/2016 - Atualizado em 07/03/2016

Sistema Fiep a favor da transparência

Fórum acontece na quinta, dia 10
clique para ampliarclique para ampliarO juiz Sergio Moro é presença confirmada.

Inúmeros levantamentos internacionais revelam que quanto menos corrupta é uma nação, mais elevados são seus indicadores de desenvolvimento econômico e social.
Hoje, o Brasil é apenas o 75º país mais competitivo do mundo, segundo o Fórum Econômico Mundial, e é considerado o 76º mais corrupto em um ranking da Transparência Internacional. Ao mesmo tempo, países com baixos índices de corrupção, como Suíça, Cingapura, Alemanha e Holanda, entre outros, estão no topo do ranking da competitividade.

A batalha para reverter esse quadro no Brasil deve envolver toda a sociedade. Ela passa, obrigatoriamente, pela cobrança de maior transparência e controle nos gastos públicos, além da punição exemplar de servidores e políticos envolvidos em favorecimentos ou desvios de verbas. Porém, é preciso colocar em pauta também a responsabilidade das empresas privadas no combate à corrupção. É necessário que elas também tenham uma postura ética em seus negócios e implantem sistemas internos para identificar e prevenir eventuais práticas corruptas.

Para o Sistema Fiep, essa é uma prioridade. E entre as ações para contribuir com esse movimento, promove na quinta-feira (10), em parceria com o Centro Internacional de Atores Locais para a América Latina (CIFAL) Curitiba, o 2º Fórum Transparência e Competitividade.

As palestras e debates servirão para mostrar quais medidas são as mais eficazes para se combater a corrupção dentro das empresas, além de analisar o novo cenário e as mudanças trazidas pela Lei Anticorrupção, que prevê a responsabilização de empresas que praticam atos lesivos contra a administração pública nacional ou estrangeira. Entre os palestrantes convidados estão o jornalista William Waack e o juiz federal Sergio Moro, que encerra o evento com a palestra “Corrupção, empresas e controle”.

Com ações como essa, o Sistema Fiep quer apresentar ferramentas e incentivar as empresas paranaenses a adotarem medidas de prevenção e combate à corrupção. Mais do que isso, a intenção é mostrar a empresários, executivos e a toda a sociedade que integridade não custa caro. Corrupção, sim.

As inscrições para o Fórum estão encerradas, mas o conteúdo poderá ser acompanhado no site do evento corrupcaocustacaro.org.br.