CONSCIENTIZAÇÃO13/05/2016 - Atualizado em 18/05/2016

18 de maio: Dia de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

Programa ViraVida, do Sesi, capacita esses jovens para o mercado de trabalho

O governo federal estima que apenas 20% dos casos de exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil sejam denunciados. O número é assustador e revela o quanto é necessária uma mobilização em torno deste assunto. Desde 2000, o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes tem uma data especial, dia 18 de maio, para que o tema volte a ser lembrado.

O Sistema Fiep também está envolvido com esta causa e desenvolve, por meio do Sesi, o programa ViraVida Aprendiz, que oferece formação técnico-profissional e pessoal a adolescentes vulneráveis. O ViraVida tem atividades teóricas e práticas, desenvolvidas tanto em ambiente de trabalho quanto em ambiente escolar, e seu objetivo é fazer com que os jovens conquistem sua autonomia e uma nova forma de perceber e construir o mundo. O diferencial do programa está na realização de atividades voltadas para o desenvolvimento humano e, também, profissional.

Atualmente o ViraVida Paraná é composto por 10 profissionais como psicólogos, pedagogos, assistentes sociais e técnicos de empregabilidade que atuam diretamente no atendimento e acompanhamento dos jovens. “É um desafio muito bacana poder acompanhar esses jovens dentro de sala de aula e poder despertar neles sonhos e um desejo de mudança. Aprendo todos os dias com cada história e foi um presente ter vindo parar aqui nesse projeto”, explica a pedagoga do ViraVida Curitiba, Silvana da Silva, que já está no Sistema Fiep há 9 anos e também já atuou como pedagoga no Colégio Sesi.

O programa, que é uma iniciativa do Conselho Nacional do Sesi, em parceria com as instituições do “Sistema S” (Sesi, Senai, Sesc, Senac, Sest, Senat, Senar, Sebrae e Sescoop) atende jovens de alta vulnerabilidade e também trabalha com o eixo de mobilização e sensibilização da sociedade nas questões de violação de direitos e diversas formas de violência. No Paraná, o ViraVida está nas cidades de Curitiba, Londrina e Foz do Iguaçu.

Veja a programação nessas cidades pela conscientização do tema:

Curitiba: apresentação do Viravida e participação de uma roda de conversa com profissionais da rede da FAS – Fundação de Ação Social de Curitiba, região do Cajuru, no dia 25 de maio.

Londrina: oficina com os jovens do ViraVida sobre a sensibilização do dia 18 de maio. A equipe também participou de um ato público no município no dia 14. Os jovens e equipe participarão de uma palestra sobre a temática no CREAS 3 nesta terça, dia 17.

Foz do Iguaçu: palestra, nesta terça (17), e apresentação do programa em um evento organizado pelo Rotary Club – Grande Lago em conjunto com o Rotary Club – Três Fronteiras.