Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




INFORMAÇÃO E ÉTICA27/05/2016 - Atualizado em 30/05/2016

1º de junho: Dia da Imprensa

Data reconhece o trabalho da imprensa, que promove o acesso à informação

Já dizia o diplomata Ruy Barbosa: “A imprensa são as vistas da nação”. E, no dia 1º de junho, comemoramos o Dia da Imprensa, que tem um papel fundamental para formar uma sociedade atuante, pensante e desenvolvida.

Até 1999 a data era comemorada em 10 de setembro, quando foi publicada a primeira edição da “Gazeta do Rio de Janeiro”, primeiro jornal do Brasil, em 1808. Porém, três meses antes da data, outro jornal teve sua primeira edição publicada: “O Correio Braziliense”, que clandestinamente circulava desde o dia 1º de junho de 1808. Com este fato reconhecido oficialmente, uma lei alterou a data de comemoração do Dia da Imprensa para 1º de junho.

Nós do Sistema Fiep acreditamos que a imprensa é um de nossos principais parceiros, divulgando o trabalho que já fizemos para a indústria e o que podemos oferecer ao setor. Para reforçar esse relacionamento, o Sistema lançou há três anos o Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo, que reconhece o trabalho dos profissionais da imprensa pelo fortalecimento da indústria do Paraná.

E olha só que bacanas essas matérias que foram premiadas em 2015 pelo Sistema Fiep e que mostram onde atuamos e em que áreas ainda temos espaço para interagir:

Nesse ano, a 3ª edição do Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo está com as inscrições abertas até o dia 19 de Setembro. Você pode conhecer mais sobre o prêmio no site premiofiepdejornalismo.com.br

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.