Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Unidades e Cidades29/03/2011 - Atualizado em 30/03/2011

Cascavel, a "Capital do Oeste Paranaense"

Considerada jovem e promissora, Cascavel é a quinta cidade mais populosa do Paraná, com 300 mil habitantes


clique para ampliar clique para ampliarCascavel tem status de Capital do Oeste Paranaense por ser o polo econômico da região e um dos maiores municípios do Paraná (Foto: Divulgação)

Cascavel é a 5ª cidade mais populosa do Paraná e, com seus 300 mil habitantes, consolidou a posição de polo econômico regional e epicentro do Mercosul. A emancipação ocorreu em 14 de dezembro de 1952, junto com a cidade vizinha Toledo. Porém, em 20 de dezembro de 2010 foi sancionada uma lei que definiu o dia 14 de novembro de cada ano, como data oficial do aniversário de Cascavel. A cidade destaca-se como polo universitário, com mais de 21 mil estudantes, em sete instituições de ensino. É também referência na medicina e prestação de serviços. Seu comércio e infraestrutura industrial e de serviços demonstram a grandiosidade tecnológica da cidade. As forças que tornaram Cascavel um polo regional também estão ligadas ao agronegócio, com culturas agroindustriais, passando pela comercialização e a oferta de serviços especializados. Destaca-se nacional e internacionalmente nos esportes individuais e coletivos, como canoagem, automobilismo, handebol, futsal e atletismo. Cascavel possui topografia privilegiada, o que facilitou seu desenvolvimento e permitiu a construção de ruas e avenidas largas, e bairros bem distribuídos. 

Segundo a lenda, o nome da cidade surgiu de um grupo de colonos que, pernoitando nos arredores de um rio, descobriram um grande ninho de cobras cascavéis, denominando então o local como "Cascavel".    (Fonte: Prefeitura Municipal de Cascavel)

O Sesi e o Senai em Cascavel

clique para ampliar clique para ampliarFachada do Colégio Sesi, na unidade Sesi/Senai em Cascavel (Foto: Gilson Abreu)

A unidade Sesi/Senai em Cascavel conta com 67 funcionários, cerca de 40 professores terceiros e 23 estagiários. O Senai atende mais de 1000 alunos distribuídos em 5 áreas de cursos técnicos, 6 áreas de cursos de aprendizagem, e está em fase de aprovação da Faculdade de Tecnologia nas áreas de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial e Tecnologia em Manutenção Industrial. Junto com o Sebrae e Sinduscon/Oeste desenvolve o projeto Obra Nota 10, que atende indústrias da construção civil e tem por objetivo fortalecer as empresas para a competitividade no setor, aprimorar a mão de obra, reduzir o custo final das obras, ampliar oportunidades de bons negócios e buscar a satisfação do mercado com os serviços da construção civil. O Colégio Sesi atende 230 alunos no ensino médio de 1°, 2° e 3° ano.

O Sesi está desenvolvendo o projeto de EJA em 2 novas empresas: Construtora Saraiva de Resende e Coopavel. O projeto da Coopavel chama-se EBEP - EJA, um projeto do departamento regional, que será desenvolvido com aulas de 5° a 8° série, e ainda aulas de ensino profissionalizante. Também está desenvolvendo o projeto Lazer Ativo na unidade, com atividades esportivas como, caminhadas, jogos de vôlei entre outros.

 

 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.