Mobilização - 17/03/2015

Vale do Ivaí define ações em prol dos ODM

Círculo de Diálogo promoveu a informação e a proposição de iniciativas para o desenvolvimento da região

O Movimento Nós Podemos Apucarana e Vale do Ivaí, com o apoio do Sesi no Paraná, Prefeitura Municipal de Apucarana e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), realizou hoje (17)  um Círculo de Diálogo com o objetivo de debater ações que contribuam com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) na região.

clique para ampliarclique para ampliarOs participantes definiram algumas ações prioritárias que serão planejadas na próxima reunião do núcleo (Foto: Divulgação)

O evento acontece no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) e contou com a presença de 35 pessoas. “Queremos que todos os municípios da região alcancem os ODM por meio de ações que sejam implementadas com a participação de todos”, salientou a secretária executiva do Movimento Nós Podemos Apucarana e Vale do Ivaí, Márcia Regina de Sousa.

Durante a atividade, os ODM foram apresentados pelo consultor do PNUD, Daiçon Maciel da Silva. O Movimento Nós Podemos fez parte da apresentação da secretária executiva adjunta do Movimento Nós Podemos Apucarana e Vale do Ivaí, Clecy Zardo. “Não podemos esperar só pelo poder público. Precisamos agir para o desenvolvimento da Região Metropolitana de Apucarana”, destacou.

Os indicadores da região foram apresentados pela analista do Sesi PR, Talita Aquino de Souza. Alguns municípios mereceram destaque: Lunardelli diminuiu o índice de gravidez na adolescência de 30,5% (2011) para 13% (2013); Apucarana tem uma nota de 6,5 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), porém não atingiu a meta de reduzir em ¾ a mortalidade materna; Novo Itacolomi atingiu 79% da meta de eliminar a disparidade entre os sexos no ensino fundamental e médio.

“Precisamos mobilizar mais em prol dos ODM e ampliar a participação da comunidade para que possamos fazer mais e melhor”, salientou o prefeito de Apucarana, Beto Preto.

Ações

Durante a atividade em grupo, os participantes definiram algumas ações prioritárias que serão planejadas na próxima reunião do núcleo, no dia 26 de março, no Sesc de Apucarana, a partir das 9h30min. Algumas das ações foram: formação das crianças levando em consideração aspectos como espiritualidade, politização e diversidade; oportunizar troca de experiências entre os municípios da região; desenvolver um trabalho cooperado entre as secretarias dos municípios; acompanhamento educacional e familiar das crianças, entre outras iniciativas. 

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692