ODS 16 - 16/06/2016

Núcleo Nós Podemos debate o tema da paz em reunião mensal

A reunião aconteceu no dia 14 de junho, na FAE, em Curitiba

A reunião mensal do Núcleo Nós Podemos – Curitiba e Região Metropolitana aconteceu na terça-feira (14) na FAE, em Curitiba, e contou com a presença de, aproximadamente, 45 participantes. O tema da reunião foi a Promoção da Igualdade e da Paz, apresentado pelas palestrantes Joyce Pescarolo e Viviane Maito.

clique para ampliarclique
            para ampliarParticipantes durante a reunião (Foto: Divulgação)

Tratando o tema igualde em seus diferentes aspectos, a psicóloga e professora da FAE, Joyce Pescarolo abriu a reunião com a sua palestra que abordou as dificuldades, exclusão e barreiras enfrentadas por pessoas desfavorecidas perante a sociedade, divergindo do conceito de direitos humanos, tema abordado também pela professora. “As dificuldades para conviver com as diferenças são alavancadas para todas as formas de violência e exclusão”, comenta.

Com um foco diferente, Viviane Maito, da Coordenadoria de Atendimento as Necessidades Especiais da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, abordou o Bullying com suas várias formas, características e conceito. “O Bullying é um fenômeno social recorrente, que precisa ser tratado como problema de saúde, educação e segurança pública”, destaca. Viviane ainda apresentou aos membros do núcleo, a proposta da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba com o projeto “Bullying não é brincadeira”, aplicado em escolas municipais.

“A nossa sociedade precisa de orientação, porque a maioria dos nossos problemas são de base e as palestras de hoje mostraram muito bem essa questão, de como lidar com as pessoas, como conviver, o respeito que todos devem ter e a aceitação, pois as diferenças estão aí, e tudo o que foi dito é uma forma de ajudar a sociedade a enfrentar e melhor conduzir esse processo”, comenta Joe Luiz Inácio da Silva Junior, da Associação de Desenvolvimento Humano AGBARA.

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692