Mobilização - 12/08/2014

?Mediação de conflitos? é tema de palestra em Piraí do Sul

Evento foi promovido pelo Núcleo Regional do Nós Podemos Paraná

Em comemoração à Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, que acontece de 02 a 09 de agosto em todo o Brasil, a prefeitura de Piraí do Sul, em parceria com o Sesi Indústria e Sociedade e a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) promoveu uma palestra com o presidente da Associação Brasileira de Árbitros e Mediadores (Abrame), Áureo Simões Junior, com o tema “Mediação de conflitos”, na noite de quinta-feira (7), no auditório do Centro Administrativo Antônio Fanchin Filho.

clique para ampliar>clique para ampliarA mediação consiste em se fazer uma ponte entre as partes que estão em conflito (Foto: Divulgação)

A mediação consiste em se fazer uma ponte entre as partes que estão em conflito, para que o diálogo seja claro, solucionando a questão de maneira satisfatória para ambas as partes. Essa mediação pode ocorrer, por exemplo, na família, nas escolas, no trabalho e até mesmo entre vizinhos. Para o presidente da Abrame, há certa dificuldade cultural em se falar sobre a mediação de conflitos. “A mediação é uma forma de uma terceira pessoa, imparcial, neutra, através de técnicas apropriadas, fazer a solução de um conflito, de um problema”, esclarece. 

Para isso são utilizadas técnicas específicas, dentre elas a de “negociação ganha-ganha”, adotada com certos critérios. “Critérios como respeito, ética, para trazer o consenso e não uma negociação onde um ganha e outro perde. Faltam ambientes de conversa e podemos resolver muita coisa conversando. Temos que incentivar os conselhos comunitários de segurança para fazermos juntos um trabalho de prevenção de problemas”, enfatiza Junior.

Nos Campos Gerais, o movimento regional pela Cidadania e Solidariedade acontece através de ações organizadas pelo Núcleo Regional do Movimento Nós Podemos Paraná. Segundo a articuladora do Sesi, Marcela Ruske, a proposta é conscientizar e mobilizar a sociedade civil e os governos para o alcance dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), metas socioeconômicas que abrangem as seguintes áreas: redução de pobreza, educação, saúde, meio ambiente e desenvolvimento para todos.

Para encerrar o movimento em Piraí do Sul, a secretaria de Políticas Públicas Sobre Drogas propôs uma Caminhada pela Cidadania e Solidariedade nesta sexta-feira (8). A concentração é às 16 horas na Praça José Avais, seguindo pela Av. 5 de Março até o Centro de Lazer Samuel Milléo.

Fonte: Diário dos Campos

 

Deixe seu comentário





Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692