Você está no site:   Sistema FIEP   /   Nós Podemos Paraná   /   Guarapuava - Nós Podemos Paraná  Notícias
Tamanho da fonte : Aumentar +A | Diminuir -A

Podemos Paraná

Intregração é a estratégia de Pitanga para trabalhar Objetivos do Milênio. As propostas da comunidade do município foram apresentadas nesta terça-feira (1º.) durante o Círculo de Diálogo do Movimento Nós Podemos Paraná, que é articulado pelo Sistema Fiep

Intregração é a estratégia de Pitanga para trabalhar Objetivos do Milênio

As propostas da comunidade do município foram apresentadas nesta terça-feira (1º.) durante o Círculo de Diálogo do Movimento Nós Podemos Paraná, que é articulado pelo Sistema Fiep

Trabalhar de forma integrada, com o envolvimento da sociedade civil, poder público e setor privado, é o caminho traçado pela comunidade de Pitanga para atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), até 2010. A estratégia foi definida durante o Círculo de Diálogo do Movimento Nós Podemos Paraná, realizado no município nesta terça-feira (1º), com a participação de mais de 350 pessoas.

Os ODM foram propostos pela Organização das Nações Unidas e são uma série de metas sócio-econômicas, que abrangem as áreas de renda, educação, saúde, gênero e meio ambiente.

O Movimento Nós Podemos Paraná é articulado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e tem como objetivo contribuir para que o Paraná alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio até 2010, cinco anos antes do prazo estipulado pela ONU. Em dois anos, o Movimento envolveu mais de 10 mil pessoas, em cerca de 200 cidades do Estado. Em 2008 serão realizados 27 encontros, seis deles em Curitiba e 21 em diferentes municípios de todas as regiões do Paraná.

Educação - Dentre as propostas feitas pela comunidade de Pitanga  para atingir os ODM, por meio da educação, estão a criação de escolas de pequeno porte em todos os municípios e distritos rurais, o mapeamento da situação educacional, a busca de novas parcerias, a capacitação de professores, a construção de um centro educacional e a conscientização ambiental.

Na opinião do gerente da unidade Sesi Senai de Guarapuava, Jair Vedoia da Silva, os Objetivos do Milênio são desafios a serem cumpridos. “Além de elencarmos os problemas e sugerirmos melhorias, estamos assumindo um compromisso maior, que é executar as ações e acompanhar os resultados”, afirmou, ressaltando que a sociedade só será capaz de mudar a realidade se houver soma de esforços.

O presidente da Amocentro (Associação dos Municípios do Centro Oeste do Paraná), Alexandre Carlos Buchmann, acredita que o investimento em educação é a única alternativa para melhorar a situação sócio-econômica dos municípios. “É necessário uma redistribuição dos recursos federais e investir na educação de base, ou seja, desde a educação infantil. Não adianta criar novas universidades se a educação básica, nas creches, não for de boa qualidade”, disse.

Para Ivanir José Seben, agricultor e presidente da Cooperativa de Crédito de Pitanga, a educação está relacionada ao desenvolvimento. “A educação é transformadora. Os municípios e países mais desenvolvidos são aqueles que investem em educação e conhecimento”, disse, ressaltando que a cooperativa, em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), oferta um curso técnico, a distância, de cooperativismo.

Foi exatamente o curso de cooperativismo que mudou a vida da agricultora Savete Vizentin. “Com o curso, tive a oportunidade de voltar a estudar. Isso abriu muitas portas em minha vida: adquiri conhecimento, conheci novas pessoas, estou organizando e planejando melhor minha produção e, principalmente, assumi um cargo em uma cooperativa de Pitanga.”

O próximo Círculo de Diálogo do Nós Podemos Paraná será em Cianorte, na quinta-feira (10). As inscrições podem ser feitas no site www.nospodemosparana.org.br




Voltar       Versão para impressão
Envie a notícia por email
Seu nome:
Seu email:
Enviar para:
Email:
Comentário:


 


FIEP - Federação das Indústrias do Estado do Paraná - Direitos Reservados

Av. Candido de Abreu, 200 - Centro Cívico
80530-902 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-9000