Participação social - 08/04/2015

Francisco Beltrão sedia seminário em prol dos ODM

Indicadores da região e mobilização social foram alguns dos temas debatidos no evento.

O Seminário de Mobilização em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) foi realizado na última terça-feira (7), na sede da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (AMSOP), em Francisco Beltrão. O objetivo do encontro foi mobilizar os municípios da região a contribuírem com o alcance dos ODM e, futuramente, com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

clique para ampliarclique para ampliarO objetivo do encontro foi mobilizar os municípios da região a contribuírem com o alcance dos ODM. (Foto: Divulgação)

O Seminário foi uma iniciativa do Movimento Nós Podemos Francisco Beltrão, AMSOP, Sesi no Paraná, Agência de Desenvolvimento, com o apoio do Sebrae e da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná.

Participaram do evento representantes da Secretaria-Geral da Presidência da República, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e lideranças da região.

“Os ODM são apartidários, ecumênicos e plurais. O sucesso desta iniciativa está nas mãos de cada um, no desenvolvimento de programas de contribuem no alcance das metas”, destacou a assessora da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miriam Barreto.

Segundo a coordenadora do Observatório de Indicadores de Desenvolvimento do Sesi no Paraná, Diva Irene da Paz Vieira, há duas possibilidades de mobilização em prol dos ODM: as metas definidas pela ONU e a agenda de compromissos, do Governo Federal.

Um exemplo bem sucedido em prol dos ODM é o da prefeitura de Clevelândia, que inseriu e cumpriu as metas propostas na agenda de compromissos. “A agenda de compromissos permite transformar sonhos em metas e metas em resultados, além de servir como uma ferramenta de gestão”, destacou o prefeito Álvaro Valério.

O próximo passo será a apresentação do alinhamento das estratégias já definidas no Plano de Desenvolvimento Regional Integrado (PDRI) do Sudoeste do Paraná aos ODM e ODS, no dia 05 de maio, também em Francisco Beltrão.

ODM

Os ODM foram definidos em 2000, durante a Reunião de Cúpula da ONU, onde líderes de 189 países assinaram um pacto para eliminar a fome e extrema miséria até o final deste ano. São oito objetivos que abrangem as áreas de geração de renda, educação, gênero, saúde e meio ambiente.

A proposta de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) será aprovada em setembro, deste ano, na reunião de Cúpula da ONU, em Nova Iorque.  Os ODS irão abranger as áreas de sustentabilidade econômica, ambiental, justiça e paz, parcerias globais, além da geração de renda, educação e gênero.

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692