Curitiba - Objetivo 7

Projeto: Meio Ambiente e Desenvolvimento Social

Objetivos: 

Fazer uma exposição geral da situação ecológica do estado do Paraná, dando ênfase nos esforços de melhorar o meio ambiente, e propor inovações na área de preservação do meio e melhoria social.

Público-alvo: 

Todos os interessados no meio ambiente. A linguagem será fácil e dinâmica a fim de atingir a compreensão do maior número de pessoas possível.

Resultados: 

O trabalho traz uma proposta de projeto, a ser desenvolvido a longo prazo.

Contato: 

Telefone: (41) 3262-1307 / E-mail: me_add_depois@hotmail.com

______________________________________________________________________

Projeto: AMIRIBA (Amigos do Rio Bacacheri)

Objetivos:

Despoluição da bacia urbana do Rio Bacacheri. Educação socioambiental, recomposição de mata ciliar, monitoramento quali-quantitativo do rio Bacacheri.

Público-alvo: 

Escolas públicas e privadas da bacia do rio Bacacheri, comunidade residente na bacia, alunos de graduação da UniBrasil e FAMA, etc.

Resultados: 

As ações até hoje realizadas contemplaram o plantio de mata ciliar em diversos trechos do rio, mobilização de escolas e comunidades em eventos como as Festas do Rio (2006 e 2007)e Fóruns Amiriba (2007 e 2008), regularização da rede de esgoto em trechos considerados de alto impacto poluente para a bacia e a instalação de mais de 20.000 metros de rede coletora de esgoto aumentando de 60% para 92% o índice de atendimento na bacia (coleta e tratamento) contribuindo para redução significativa do aporte de matéria orgânica no rio..

Contato: 

Luiz Tadeu Seidel Telefone: (41) 9198-2817 / E-mail: luiztadeuseidel@ibest.com.br
Eliane Tadra Kiel Telefone: (41) 3322-8434 / E-mail: elianetk@sanepar.com.br
Rodrigo Santiago Godefroide Telefone: (41) 3361-4301 / E-mail: rodrigosantiago@unibrasil.com.br
Ricardo Wagner Telefone: (41) 9934-5057 / E-mail: ricardowagner@unibrasil.com.br
Candice Schauffert Garcia Telefone: (41) 9949-7260 /  E-mail: csgarcia@sanepar.com.br

______________________________________________________________________

Projeto: A formação da consciencia ecologica nas series iniciais

Instituição idealizadora: Colégio Nossa Senhora Medianeira

Objetivo: 

O objetivo geral do projeto é analisar como o professor desenvolve a formação da consciencia ecologica nas series iniciais.

Metodologia: 

A metologia utilizada envolve a pesquisa bibliográfica, analise de documentos, observação de aulas, aplicação de questionário com o professor.

Resultados:

 Através da pesquisa, percebe-se que há uma grande preocupação em relação a conscientização dos alunos. Alem disso, como a educação ambiental pode ser aplicada na teoria como na pratica, os alunos ainda desenvolvem maior interesse pelo assunto. No ambiente estudado visa-se a formação de alunos com excelencia academica e humana, o que foi provado no desenvolvimento do projeto.

Contato:

E-mail: analucia@sestsenat.org.br / Telefone: (41) 9241-9662

______________________________________________________________________

Projeto: ECOBRIQ - Fabricação e Comercialização de Briquetes

Instituição idealizadora: Fundação de Estudos Sociais do Paraná

Objetivo: 

1. Apresentar a viabilidade da implantação de uma empresa que atuará no setor energético, utilizando resíduos vegetais e florestais, que hoje são descartados, para oferecer uma fonte de energia limpa, capaz de contribuir com a preservação do meio ambiente.
2. Visão: Tornar-se uma referência consolidada no fornecimento de produtos elaborados através do aproveitamento de resíduos vegetais até o ano de 2.014, buscando sempre a excelência, inovação e a qualidade no atendimento ao cliente e mantendo uma estrutura de trabalho modelo, proporcionando a maior satisfação possível a todos os envolvidos.
3. Missão: Proporcionar aos nossos clientes uma solução energética rentável, através do aproveitamento de resíduos, assegurando qualidade, segurança e transparência nas operações e também contribuir para a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da sociedade.

Metodologia:

1. Pesquisa de mercado, evolução quantitativa do produto, perspectiva do crescimento do setor, pesquisa de amostragem através de questionário direto, avaliação da concorrência.
2. Pesquisa de campo realizada em fornecedores de insumos e equipamentos. Também em fabricantes do produto agregando assim total compreendimento do processo produtivo. Busca através dos possíveis clientes a constatação da real necessidade energética dos consumidores.
3. Estudo científico sobre o tema, envolvendo todo processo administrativo e ambiental, para elaboração do plano de negócio.
4. Ações da equipe do projeto, para estabelecer metas e conciliar resultados obtidos, seguindo critérios de acordo com as etapas planejadas.

Resultados: 

Com a finalização do projeto e através do estudo feito, foi possível demonstrar a viabilidade e a rentabilidade da criação de uma empresa introduzida no ramo industrial, tendo como objetivo comercializar um produto de finalidade energética, com grande capacidade de aceitação de mercado e capaz de contribuir diretamente com a preservação do meio ambiente.

Contato: 

E-mail: neomar.pellanda@yahoo.com.br / Telefone: (41) 9638-0419

_____________________________________________________________________

Projeto: Plantando ideias para preservar mananciais e educação ambiental para integrar o homem ao meio

Instituição idealizadora: Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Objetivo:

 Implantação de 2 ETE's por zona de raízes em 2 escolas do município de Pinhais, que estão localizadas próximas do Rio Palmital, para servir de modelo de escola cidadã para o município, desenvolvendo todas as atividades educacionais com o tema saneamento, gestão de recursos hídricos e de resíduos sólidos. Extensão das atividades educacioanais ao bairro Sítio Cercado com o intuíto de promover a melhoria da qualidade ambiental através da conscientização da população local.

Metodologia:

1. Capacitação de professores
2. Divulgação: cartazes, panfletos, vídeos e slides
3. Implantação das 2 ETE?s zona de raízes
4. Capacitação dos agentes da comunidade
5. Apresentação da estação
6. Construção e Monitoramento da ETE
7. Feira de Ciências e de Meio Ambiente
8. Oficinas e Projetos de Compostagem

Contato:

E-mail: gustavo.tanaka@yahoo.com.br / Telefone: (41) 9207-0613

____________________________________________________________________

 Projeto: Sustentabilidade por meio do Restauro de Móveis

Instituição idealizadora: Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Objetivo:

 Demonstrar a importância de conservar e consertar os objetos que já possuímos ao invés de descartá-los, desestimulando o consumismo e a produção de lixo; incentivando a ação voluntária por meio de aulas gratuitas de restauro de móveis, bem como ações de conscientização ambiental ministradas para a comunidade da UTFPR.

Resultados: 

Ao término dos três meses do projeto esperam-se alguns resultados como: bom aproveitamento das aulas ministradas; boa qualidade do material restaurado; aumento do número inicial de voluntários; resultados positivos com a conscientização da comunidade e continuidade do projeto após a primeira turma, após os 3 meses de aula.

Contato: 

E-mail: projetorestauro@gmail.com / Telefone: (41) 3023-8742

______________________________________________________________________

Projeto: Desenvolvimento Sustentável, Responsabilidade Social das Empresas e Cidades

Instituição idealizadora: Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Objetivo: 

O presente projeto de pesquisa tem por objetivo geral estudar, a partir das referências trazidas pelo movimento de Direito e Economia, de teorias sobre a regulação jurídica e de ferramentas e mecanismos associados à gestão da responsabilidade social das empresas, as possíveis interações entre tais mecanismos na promoção da sustentabilidade das cidades.

Contato: 

E-mail: fabiane.bessa@pucpr.br / Telefone: (41) 3244-3059

______________________________________________________________________

Projeto: Políticas publicas e atividade econômica - participação e controle social sob uma perspectiva socioambiental

Instituição idealizadora: Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Objetivo: 

O presente projeto de pesquisa tem por objetivo geral estudar, instrumentos, processos e influências presentes na formação de políticas públicas e a relevância da democracia participativa para que estas e a atividade econômica sejam desenvolvidas sob uma perspectiva socioambiental e orientadas ao desenvolvimento sustentável.

Metodologia:

 Além da pesquisa bibliográfica voltada à formação das bases teóricas da pesquisa, são feitas pesquisas em sítios da internet, visitas e aplicação de questionários (por exemplo a Conselhos de Políticas Públicas do Município de Curitiba) e foi realizada em duas etapas o software Netdraw para o mapeamento de redes no ciberespaço. Além disso, as discussões teóricas e dos resultados são realizadas em reuniões semanais com a duração de 1h30 a 2h.

Contato: 

E-mail: fabiane.bessa@pucpr.br / Telefone: (41) 3244-3050

______________________________________________________________________

 Projeto: Regulação Econômica e Atuação Empresarial

Instituição idealizadora:  Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Objetivo: 

Volta-se preponderantemente à análise do Direito e da atividade do Estado, relacionados à forma de organização e dos impactos do exercício da atividade econômica sustentável, considerando seus efeitos de caráter econômico e socioambientais.

Metodologia:

 1. Delimitação dos objetivos dos grupos de pesquisa em que se sub-divide o projeto.
2. Divulgação do Projeto para a cooptação de participantes no meio acadêmico e na sociedade civil.
3. Realização de Encontros periódicos com programas de estudos a serem desenvolvidos em consonância com o objeto de cada Grupo.
4. Pesquisa sobre o tema, primando-se, sempre que possível, pela interdisciplinariedade.
5. Consolidação dos resultados por meio de publicação de artigos, participação em Congressos e pela apresentação de projetos resultantes do trabalho ao público integrante da realidade estudada em cada grupo.

Resultados:

 1. Formação de massa crítica e tecnicamente preparada para pensar o Direito como um possível elemento de contribuição para o Desenvolvimento.
2. Premiação de Projetos e Artigos em atividades desenvolvidas pelo Poder Público visando obter novas perspectivas para a interatividade entre o Estado e a iniciativa privada.

Contato: 

E-mail: eduardo.agustinho@pucpr.br / Telefone: (41) 3271-2168

______________________________________________________________________

 Projeto: Programa de Educação para o Desenvolvimento Sustentável pela Investigação e Extensão Universitária

Instituição idealizadora: Universidade Federal do Paraná - ECOLAB UFPR

Objetivo: 

Oportunizar a capacitação de um "pensar global e agir local", aos cidadãos, por meio de uma consciência e espírito crítico sobre o ser humano integral, na sua interação com o meio ambiente (estar), a sociedade (ser), a economia produtiva (fazer) e a economia monetária (ter).

Resultados: 

O Programa EducAção para o Desenvolvimento Sustentável pela Investigação e Extensão Universitária vem sendo implementado há cinco anos na UFPR por meio do Laboratório de Ecossocioeconomia ECOLAB, pertencente ao Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Em termos de resultados concretos, o Programa capacitou, dentro dos princípios da indissociabilidade do ensino, pesquisa, extensão, e associativismo, 448 universitários (a grande maioria, recém-egressos do Ensino Médio), com uma carga-horária de 32 horas de atividades anuais, no período de 2005 a 2009.

Contato: 

E-mail: ecolab@ufpr.br ou blas@ufpr.br ou edmeire@ufpr.br / Telefone: (41) 3360-4397

 ______________________________________________________________________

 Projeto: Programa de Extensão Ciclovida

Instituição Idealizadora: Universidade Federal do Paraná

Objetivo: 

Transformar a UFPR em um núcleo irradiador de uma nova cultura de mobilidade urbana, mais saudável e sustentavel.A partir da UFPR propor para todas as Universidades do Brasil o modelo de mobilidade urbana mais saudável e sustentável.

Metodologia: 

1. Reuniões de articulação: com representantes de órgãos oficiais dos três poderes, nos níveis municipal, estadual e federal; com a Sociedade Civil, através de ONG?s, OSCIP?s, Associações comunitárias, Empresas Privadas e demais entidades representativas de setores da sociedade civil; e ações desenvolvidas na UFPR.
2. Pesquisas e ações de divulgação que evidenciem os beneficios do uso da bicicleta, elaboração de projetos que viabilizem a implantação de infra-estrutura cicloviária nos campi da UFPR, a fim de constituir um núcleo irradiador da cultura do uso da bicicleta na UFPR, para o entorno de seus campi, para o Município de Curitiba, para a Região Metropolitana e para além.
3. Financiamento: neste âmbito de atuação as ações consistirão na submissão do Programa Ciclovida a Editais Públicos de financiamento de projetos sociais, e de outras formas de financiamento à pesquisa e à extensão, eventualmente disponíveis; além da articulação com demais entidades públicas ou privadas para financiamento de projetos específicos.
4. Desenvolvimento de 12 projetos ligados ao Programa:
- Cidades Universitárias para bicicletas: um modelo para o futuro;
- Leitura e análise dos campi da UFPR;
- Diagnóstico: comunidade universitária e o uso da bicicleta;
- Concurso de projetos de ciclo mobilidade para a Cidade Universitária;
- O uso da bicicleta e a questão ambiental;
- Manual do Ciclista da UFPR;
- Como melhorar a sua vida (e dos outros) pedalando;
- Dirija sua vida;
- Ciclismo na promoção da saúde;
- Simulação de benefícios decorrentes do uso da bicicleta;
- Bicicletas para a comunidade universitária; 12. Carona Solidária.

Resultados: 

1. Diversas pesquisas realizadas;
2. Inúmeras reuniões de articulação com a Sociedade Organizada, Órgãos Públicos e Empresas Privadas;
3. Inúmeras provas ciclísticas realizadas nos campi da UFPR;
4. Inserção de um módulo para tratar mobilidade por bicicleta na disciplina Cidade e Meio Ambiente do curso de Arquitetura e Urbanismo;
5. Monografias de graduação e pós-graduação inspiradas no Programa, como inclusive do próprio Coordenador do Programa Ciclovida em sua Especialização em Serviço Social: Bicicleta: opção para uma mobilidade urbana mais saudável e suatentável?;
6. Inicio da implantação de infra estrutura pró bicicleta na UFPR;
7. Capítulo na publicação da Prefeitura Municipal de Curitiba: Ambientes Saudáveis, experiências de sucesso;
8. Titulação da UFPR como ?Ambiente Saudável? devido a atuação do Programa Ciclovida pela Prefeitura Municipal de Curitiba 2009;
9. Estão próximos de serem efetivados o convênio entre UFPR e a Prefeitura Municipal de Curitiba e o convênio com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - SETI.

 Contato: 

E-mail: belotto@ufpr.br ou jcbelotto@gmail.com / Telefone: (41) 9926-4096

______________________________________________________________________

Projeto: Selo Verde Buona Vita

Insituição Idealizadora: Buona Vita Cosméticos

Objetivo:

Conscientizar toda a sociedade da necessidade de ações relacionadas ao desenvolvimento sustentável. No setor privado, estimular a criação de produtos ecologicamente corretos que não causem danos aos seres vivos e, em relação à comunidade, disseminar a importância da sustentabilidade, seja pelo consumo ideal e aproveitamento de matérias primas, urbanização construída ecologicamente e, principalmente, de medidas efetivas que auxiliem na preservação do meio ambiente.

Metodologia:

 A proposta descrita acima representa inúmeros benefícios para a empresa, para nossos clientes e para a sociedade em geral, pois, a preocupação expressa por nossas ações representa uma necessidade global de preservação do meio ambiente. Primeiramente, a redução dos resíduos produzidos por nossos produtos com a adequação da nossa linha reduz a poluição da água e contribui para o desenvolvimento sustentável, por meio dos Postos de Coleta de Embalagens. Além disso, a adaptação editorial e as ações de conscientização atuam para difundir o conceito e importância da reciclagem dando preferência a produtos ecologicamente corretos.

Resultados: 

O Selo Verde surgiu juntamente com a proposta de oferecer saúde e bem-estar aos nossos clientes a partir da criação da linha Spa Organics - linha totalmente desenvolvida com óleos vegetais e ativos naturais. O lançamento dessa linha em 2007 iniciou uma série de alterações em toda a estrutura da empresa denominada: Projeto Selo Verde e que contou, também, com a inauguração da nova sede matriz, em Curitiba. Dentro da adequação da linha, a Buona Vita está substituindo suas embalagens de litro por embalagens PET, amplamente utilizadas na reciclagem que resultam em diversos produtos de uso cotidiano e contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

 ______________________________________________________________________

 Projeto: Grupo Reciclarte - Ambiental e Sócio-cultural

Objetivos:

 Educar as pessoas através da arte e educação,começando pelas crianças que posteriormente reportarão aos pais a necessidade de nos adequarmos ao meio ambiente. Espaço físico para realização do trabalho, contato com cooperativas de recicláveis para coleta de materiais; Contato com escolas,associações e público em geral.

Metodologia: 

Produção e execução de arte contemporânea, instalação, oficina de arte e teatro em escolas,praças, espaços culturais, áreas com baixo IDH, instituições, conferências e afins,venda e valorização de artistas cuja as obras sejam elas teatro, pintura, dança, e outras manifestações artísticas, que tenham abordagens de problemas sociais e ambientais, apresentando soluções viáveis no que tange as questões das desigualdes de uma mundo contemporâneo.

Resultados:

 Desde a ideia do nome Reciclarte , até hoje, fazem seis anos de existência do grupo,fizemos várias exposições de relevância social por abordarmos sempre a questão dos problemas ambientais. Desde então já visitamos vários lugares de risco social, conferências de cultura, muitas delas gerando grande repercussão na mídia.

Contato: 

E-mail: aquinoreciclarte@hotmail.com / Telefone: (41) 3666-8069

______________________________________________________________________

Projeto: Programa de Educacao Ambiental no Zoologico Municipal de Curitiba

Instituição Idealizadora: Prefeitura Municipal de Curitiba Departamento de Zoologico

Objetivos: 

Desenvolvimento da consciencia ambiental. Sensibilizar os participantes para serem pessoas atuantes na causa ambiental.

Metodologias: 

As atividades realizadas pela educacao ambiental do Zoologico de Curitiba envolvem grupos de pessoas das mais variadas idades, desde alunos dos CMEIs ate alunos de pos graduacao, tambem sao realizados atendimentos para outros tipos de publico como pessoas hospitalizadas e em casas de repouso. As atividades desenvolvidas sao realizadas atraves de exposicoes de animais taxidermizados, animais vivos de indole pacifica, teatros e acantonamentos, este envolve um grupo selecionado de criancas sendo realizadas atividades em educacao ambiental, por um final de semana completo. Todas as atividades tem trazido bons resultados, havendo grande demanda para as mesmas.

Resultados: 

Os resultados observados sao obtidos atraves da demanda, sempre que os grupos recebem atendimento querem voltar o mais breve possivel.

Contato: 

E-mail: crbosa@hotmail.com / Telefone: (41) 3378-1515

 ______________________________________________________________________

 Projeto: Ecocondomínio

Instituição Idealizadora: TSX Projetos de Sustentabildiade | EcoCuritiba

Objetivos: 

Promover a Educação Ambiental nos Condomínios de Curitiba - PR, despertando a preocupação para a questão ambiental, desenvolvendo uma consciência crítica individual e coletiva dos condôminos, garantindo o acesso às informações ambientais em linguagem adequada.

Metodologia: 

Através de palestras, mini-cursos e/ou oficinas nos condomínios.

Resultados: 

Com o projeto, almeja-se despertar a reflexão e preparar os condôminos na busca de ações conscientes e de soluções que se fazem necessárias à preservação do meio ambiente.

Contato:

E-mail: tsx@ecocuritiba.com.br ou fatima@ecocuritiba.com.br ou simoni@ecocuritiba.com.br / Telefone: (41) 3329-1587

______________________________________________________________________

Projeto: Aprendendo a Viver Juntos

Instituição idealizadora: Ecocuritiba

Objetivos: 

Promover ações educativas sobre cidadania, sustentabilidade social e ambiental, convivência individual e coletiva em condomínios horizontais e verticais

Metodologia: 

Através de palestras, workshops, minicursos e/ou oficinas

Resultados: 

O projeto vem proporcionando informação, orientação e sensibilização dos condôminos sobre questões relativas a cidadania, sustentabilidade social e ambiental e vida em condomínio.

Contato:

E-mail: tsx@ecocuritiba.com.br ou fatima@ecocuritiba.com.br ou simoni@ecocuritiba.com.br / Telefone: (41) 3329-1587

______________________________________________________________________

Projeto: Projeto Eco-Solidariedade

Instituição Idealizadora: 

Associação Missionários Servos dos Pobres - Ação Social São Marcos - Associação Bocado do Pobre - Mitra da Arquidiocese de Curitiba Paróquia São Marcos e instituições que queiram estabelecer parceiras 

Objetivos: 

Criar um projeto permanente de reciclagem de óleo de fritura destinando-o à produção nacional do Biodiesel, como meio de gestão e educação ambiental com finalidade de promoção e sustentabilidade social, humana, religiosa e ecológica

Metodologia: 

1. Fazer uma campanha através da imprensa, jornais, mídia televisiva e redes sociais da internet;
2. Estabelecer parcerias com as diversas esferas governamentais e confederações ou câmeras locais representativas da indústria e comércio (por meio de correio eletrônico, cartas ou visitas pessoais); 
3. Promover reuniões com comunidades e visitas às escolas e casas de saúde, levando informações sobre como coletar, armazenar e destinar à reciclagem solidária do óleo de cozinha, assim como as causas e efeitos de muitas doenças e danos ambientais acarretados pelo consumo do óleo vegetal saturado por repetidas frituras, resultante de hábitos alimentares errados e desconhecimento ou inexistência de pontos de coleta e reciclagem do óleo de fritura.
4. Ressaltar os danos ambientais pelo descarte do óleo de fritura de forma inadequada (pia, vaso, solo); informando a população do risco à saúde pela repetida utilização do óleo de fritura;
5. Visitar restaurantes, hotéis, bares e demais estabelecimentos para que se interessem pelo projeto;
6. Estabelecer pontos de coleta para a reciclagem solidária do óleo;
7. promover a imagem ambiental das empresas participantes do projetos, destinando a elas espaço para mídia em seu material de divulgação e conscientização ecológica.
8. Colher o óleo de fritura dos postos de coleta, de forma regular, fidelizando seus parceiros no projeto;
9. Repassar a coleta do biodiesel para empresa idônea do mercado do Biodiesel, que também fidelizará conosco na compra do material a cada 30.000L coletados, arcando a mesma com os gastos logísticos desde o ponto de coleta até à indústria do Biodiesel (já estamos estabelecendo contato para fechar contrato com a empresa que fornece óleo para as duas maiores produtoras de biodiesel do Brasil).
10. Distribuir dividendos entre as Instituições sociais participantes do projeto, de modo proporcional à arrecadação de cada uma delas, ou dos pontos de coleta sob sua jurisdição, mediante contrato de coparticipação no projeto como instituição filantrópica empenhada na promoção humana, social e ecológica.
11. Cumprir com os compromissos estabelecidos com colaboradores remunerados, arcando com os respectivos encargos sociais e previdenciários.
12. Prestar contas da aplicação dos recursos junto ao Conselho Fiscal composto por representantes da Sociedade, nos prazos estipulados pela lei.

Resultados: 

Desejamos promover a supremacia do Brasil no cenário internacional no topo do IDH e IDE, como país modelo e ponta de lança na produção do biodiesel de forma sustentável e socialmente correta. Queremos que, com esta iniciativa, o Brasil seja modelo para o mundo no gerenciamento das questões sociais e promoção da dignidade humana de forma solidária e inteligente.

Contato: 

Telefone: (41) 3338-4450 / E-mail: pecarlossdp@hotmail.com

____________________________________________________________________

Projeto: Grupo de Jovens SESI - FESP

Instituição Idealizadora: SESI - FESP e Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Objetivos: 

1. Através da discussão e reflexão de temas e problemas que envolvem os jovens, buscar soluções e melhorias, sob a luz do Evangelho de Jesus Cristo, que beneficiem a sociedade e suas famílias, promovendo encontros e atividades voltadas à espiritualidade e desenvolvimento de valores.
2. Fortalecer a amizade entre os integrantes do grupo de jovens estreitando os laços entre alunos, professores e familiares;
3. Ampliar os conhecimentos sobre o Evangelho de Jesus Cristo vivenciando valores que melhoram nossa qualidade de vida;
4. Realizar encontros de reflexão sobre os problemas que afligem esse grupo de jovens e adolescentes (drogas, sexualidade, vivência de valores, convivência familiar, etc);
5. Favorecer a troca de conhecimentos entre adolescentes e jovens da 2ª e 3ª séries do Colégio SESI FESP, promovendo uma aprendizagem mais humana e significativa para ambos;
6. Cooperar para a superação de problemas pessoais relacionados aos temas citados, tendo em vista que o jovem busca soluções no meio em que se relaciona.

Metodologia: 

Cronograma geral: Mensalmente os alunos da 3ª série do Ensino Médio do Colégio SESI FESP, juntamente com a professora Soeli e outros professores do corpo docente, realizarão encontros de estudo bíblico e reflexão sobre os problemas que afligem os demais jovens e adolescentes integrantes da comunidade à qual estão inseridos em parceria com o Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Alto da Glória e terão como convidados os alunos da 2ª série do referido colégio. Haverá a prática de diversas dinâmicas previamente selecionadas e preparadas pelos alunos da 3ª série do Colégio SESI FESP e demais integrantes da coordenação do grupo de jovens. Uma equipe ficará responsável pelos cantos e animação do evento. Serão convidados os professores do Colégio SESI FESP para integrarem uma equipe de apoio nos dormitórios durante o período do Retiro Espiritual. Finalizaremos com a Santa Missa e a presença dos pais dos participantes; além de professores e coordenação do Colégio SESI FESP. Estenderemos o convite aos ministros da eucaristia e integrantes do grupo de jovens do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, bem como aos padres: Roque, Gelson, Primo e Lourenço.

Contato:

 E-mail soeli.portela@sesipr.org.br

_____________________________________________________________________

Projeto: Bloco Modular Sustentável

Instituição Idealizadora: Daniel Casteliano

Objetivos: 

Reduzir impactos ambientais, reutilizando insumos descartados, aplicar na construção civil, em moradias popular, creches e escolas, módulos policiais. etc.

Metodologia: 

Através de organizações não governamentais e associações de bairros, uma vez que há uma lacuna, moradias de risco, falta de creches, módulo policial segurança. Com o projeto padrão iriamos suprir tal necessidade, no conceito modular e baixo custo social. Tal projeto deverá ter seu custo bancado pelos setores e atividades geradores de produtos que destinariam para aterros é altamente oneroso ao meio ambiente.outro fator essencial, as fôrmas deste sistema modular não existe no mercado, não há necessidade de argamassa, é um método de FAÇA VOCE MESMO, onde estariamos entregando os kits modulares para associações e prefeituras.

Resultados: 

A produção diária seria de 5.000 blocos com custo de sessenta centavos unidade, em 20 dias úteis, seriam basicamente R$ 60.000,00 - podendo tais materiais também serem usados pelo poder público de habitações populares para residências de baixa renda 0 a 3 salários.

Contato: 

E-mail: danielcasteliano@uol.com.br / Telefone:(41) 9251-5399

______________________________________________________________________

Projeto: Frapê Lacto de soja

Resumo:

Trata-se de uma pesquisa prática com mistura de ingredientes (produtos naturais de fácil acesso).Tranformando-se num frapê nutricional palatável, altamente refrescante e saboroso a base de soja, leite, frutas, sais e etc. Ajuda no controle de hipertenção.

Objetivo: Proporcionar aos usuários melhorias na qualidade de vida

Contato:

E-mail: bittenre@gmail.com / Telefone: (41)  8407-1222

Deixe seu comentário





Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692