Informação - 01/06/2016

Ciclo de Estudos sobre os ODS debate o consumo sustentável

Terceiro encontro aconteceu no Escritório Verde da UTFPR

O Sesi no Paraná e a Faculdade da Indústria IEL promoveram na última terça-feira (31), o terceiro encontro do II Ciclo de Estudos sobre os ODS, no Escritório Verde da UTFPR. O tema do encontro foi o ODS 12 – Assegurar padrões de produção e consumo sustentáveis. O evento conta com a parceria do Cifal Curitiba e da Celepar e tem o objetivo de disseminar os ODS para a comunidade acadêmica.

clique para ampliarclique para ampliarPalestrantes durante o evento. (Foto: Aline Calefi)

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram definidos em setembro de 2015 na reunião de Cúpula da ONU e propõem um conjunto de metas e indicadores para promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental até 2030.

O encontro na UTFPR apresentou propostas de consumo sustentáveis tanto para o cidadão quanto para as empresas.

Um dos palestrantes, o professor da Faculdade Evangélica do PR Claudio Oliver, é o idealizador da Associação Casa da Videira que trabalha promovendo alternativas para o modo de viver e integrar o ser humano com a natureza, a alimentação e a produção ecológica de alimentos. “Não se combate o consumo com consciência e sim com produção. Temos que deixar de ser consumidores e sermos produtores”, salientou. Ele destacou ações simples que qualquer cidadão pode realizar como: hortas na sacadas dos apartamentos, cozinhar, costurar, etc.

O professor da UTFPR, Rene Eugênio Seifert destacou a iniciativa Pão da Casa que incentiva a produção de pães artesanais. “Vamos dar conta de fazer um mundo melhor? Precisamos começar com ações concretas, que nós podemos executar”, destacou.

A superintendente de compras da Itaipu Binacional, Rosimeri Fauth, apresentou o sistema de compras sustentável que a empresa implantou a partir de 2013. Segundo ela, a criação deste sistema contribuiu para que fosse realizado um levantamento do histórico de contratações, o que a empresa mais consume e o impacto desta compra.

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692